O pechinche generalizado é uma doença e se espalhou como uma epidemia. Retorno ao assunto para que façamos juntos uma análise do quanto exposto pelos colaboradores que se manifestaram até o momento.
Estamos vivendo a era "Salve-se que puder" Um momento crítico e preocupante, onde os preços das diárias estão caindo assustadoramente, conseqüência do efeito "dominó" Os preços mais baixos derrubam e também ameaçam o lucro.
Análise da Situação :
1.Pressão total por parte do cliente que passou a utilizar mais e mais a sessão Pechincha, porque ele possui hoje uma maior quantidade de informação e maior facilidade em obtê-las
2.Aumento desproporcional da oferta de leitos oferecidos
3.Sem contar outros meios de hospedagem ( flats, apart hotéis e casas de aluguel )
4.Concorrência predatória dos estabelecimentos ilegais e irregulares, que se beneficiam das vantagens tributárias e demais despesas
5.Pressão e achatamento das tarifas das diárias pelas grandes redes hoteleiras e pelas agencias e operadoras, acarretando o efeito dominó
6.Desinteresse, despreparo e má administração pública no planejamento turístico de várias cidades e que acabam marginalizando alguns bairros
7.Atitudes desastrosas de hoteleiros, que não sabem calcular seus custos totais e definem seus preços assim( preço do concorrente menos X % ). E estão oferecendo descontos absurdos
8.Má fé de alguns por puro sentimento de mesquinharia
9.Incentivo do pechinche através dos sites de turismo por todo o Brasil
10.Individualidade e falta de diálogo por parte de toda a classe hoteleira
11.Marketing enganoso por parte : empresas de construção ( de flats, hotéis p/ investimento ); meios governamentais das cidades e municípios, dando declarações falsas de elevada ocupação e aumento de fluxo turistas como conseqüência fomentando o ingresso de mais pessoas sonhadoras, iludidas e despreparadas
12. Incentivo para o financiamento de novos empreendimentos através de recursos do governo
Nosso PROBLEMA:Diminuição generalizada dos preços das tarifas atingindo níveis perigosos E porque o hoteleiro cobra preços muito baixos, as vezes abaixo dos custos?
Resumidamente : A SOBREVIVÊNCIA ( nem que seja até o próximo feriado ) CONSEQÜÊNCIAS da prática dos preços lá em baixo !
1.Se a situação não se reverter, em breve o parque hoteleiro estará sucateado
2.Pouco tempo de vida empresarial para uma boa maioria
3.Na guerra instalada diminuísse o padrão de qualidade e conseqüentemente também o nível do cliente usuário, não só o do seu estabelecimento, como o usuário da sua cidade.
4.Denigre e desmoraliza a imagem de toda a classe hoteleira
5.Estamos dando espaço cada vez mais, para o avanço das grandes redes hoteleiras internacionais 6.Cria atritos pessoais entre os concorrentes diretos 7.Não fazemos as reformas e as melhorias necessárias no imóvel para podermos acompanhar as tendências exigidas E de quem é a culpa ? Somos todos culpados e vítimas ( grandes e pequenos, legais e ilegais )estamos todos no mesmo barco ( que por sinal esta a deriva )
Agora pergunto : Alguma coisa mudou desde a publicação desta matéria ( 19 / abril ) para cá ? E será que vai mudar sem se agir de fato ? Então é hora de implementar as soluções Somente com atitudes e mudanças coletivas e que podemos atingir o sucesso. SOLUÇÕES As palavras chaves são : UNIÃO : e parcerias locais , sozinhos não somos nada, todos devem colaborar AÇÃO : Afastar de vez, o conformismo e o comodismo. É não ficar parado esperando que os outros façam 0. Conscientização : Este é o 1º passo, há muitos que ainda não se deram conta da situação ( só para efeito deexemplo cito que já tem cidade onde a tarifa casal chegou a R$ 9,90 ) e se nada for feito deve piorar a cada dia.
Divulgação a todos, pois há muitos que desconhecem 1.Vacinação nacional contra a doença do conformismo 2.Reduzir a oferta ou desacelerá-la ( leis municipais de restrição a instalação de novos estabelecimentos )(semelhante ao que Búzios - RJ esta implantando) 3.Um PACTO ( cartel, acordo de cavalheiros, enfim, como quiserem definir ) revendo a política tarifária praticada na cidade, definindo preços justos para promover o equilíbrio do mercado, talvez organizado junto a sua associação, sindicato, Comtur, etc. 4.Não encarar os praticantes de preços baixos como inimigos e sim ajudá-los, mostrando e ensinando onde for necessário, sem isto ele continuará na mesma. 5. Buscar a participação, mesmo daqueles "informalmente" estabelecidos, não marginaliza-los, para aderência as propostas e ao mercado formal 6. Fórum de discussões em cada cidade com união e parcerias locais para cobrar dos órgãos públicos as ações necessárias 7.Esclarecer a opinião pública, imprensa e investidores sobre a realidade do mercado, quem sabe, começando pelo jornalzinho da cidade, em breve a notícia não estará nas capas da Veja e do Fantástico 8. Formação de Cooperativas integradas e participativas, diminuindo os custos dos pequenos, para fazerem frente à concorrência profissional 9. Cobrar dos órgãos federais que canalizem os recursos dos empréstimos (citados acima ), exclusivamente para financiar a infra-estrutura básica turística: saneamento, limpeza pública, segurança, calçamento, sinalização, etc.. 10.Coloque aqui a sua solução Mãos à obra pessoal, MEXAM-SE que um futuro melhor em breve nos espera
Fonte: Carlos Alberto Aguazul - Peruibe - S.P.