Assim como incentivar seus hospedes a não solicitar a troca diária das roupas de cama e banho, é interessante buscar maior eficiência em mais processos. A idéia é fazer o que é necessário a um menor custo.
Essa busca de se fazer mais com menos deverá ser constante em todos os setores do hotel. Para não cair no esquecimento, deverá sempre ser lembrada, incentivada e cobrada. Investir em novas tecnologias que promovam a redução dos gastos de água e de energia elétrica pode ser uma boa saída. Hoje existem muitas soluções tecnológicas simples, de fácil implementação e baixo custo, cujo payback é de curto prazo, às vezes, de até dois meses.
O assunto é tão importante que alguns hotéis participam do movimento "Hora do Planeta", que propõe 1h sem uso de energia em todo o mundo. Este ano, a ação foi realizada no dia 27 de março, das 20h30 às 21h30. Outra opção interessante é a instalação do ECO Shower Slim (www.ecoshower.com.br), um produto simples que acoplado ao chuveiro elétrico, possibilita maior controle no ajuste de temperatura do banho e uma economia de até 40% nas despesas com água e energia durante o banho dos hóspedes e funcionários.
É válido notar que muitos hotéis operam com contrato de demanda da Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica local e, no horário de ponta, entre 18h e 21h, pagam valores mais elevados, sendo importante concentrar especial atenção ao uso dos chuveiros elétricos, grande vilão do consumo de água e de energia elétrica no Brasil.
O hotel que investe em soluções eficientes, além de em pouco tempo reduzir o seu padrão de consumo diverso, criará massa crítica entre seus colaboradores, desenvolvendo uma nova cultura de consumo mais racional. Muitos levarão este aprendizado e exemplo para suas casas, influenciando mais pessoas a fazerem mais com menos.
Outra grande vantagem é o reforço do “escudo” do hotel, cujo marketing positivo deverá ser desenvolvido e aproveitado a seu favor. Mostrar que a instituição é ecoeficiente e que está comprometida com o meio ambiente são características certamente muito valorizadas pelo público.
Antes disso, porém, é preciso estimular a conscientização das pessoas envolvidas nos processos para que possam se motivar e se comprometer com a causa. É importante que fornecedores, colaboradores e clientes estejam engajados com as ações.
Para tornar as mudanças de hábito mais prazerosas e estimulantes, vale a pena criar metas de redução no consumo de água, energia e demais materiais, sempre zelando pela manutenção da qualidade. Outra ação que pode despertar muito interesse dos envolvidos é destinar parte dos valores economizados para benefícios próprios.
A política de sorteios e premiações por mérito fará com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente e de modo mais atraente. Vale a pena tentar.
Fonte: Claudio Orlandi Lasso - engenheiro eletricista e fundador da KL Telecom. Em 2008 desenvolveu o ECO Shower Slim que foi testado pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - e patenteado.