Livro “Juntando as peças” exemplifica como transpor a teoria da liderança para a prática




O autor Maércio Rezende revela no livro “Juntando as peças – liderança na prática” os desafios de ser um líder e discute fatores fundamentais para uma liderança efetiva, como a abordagem integrada, as capacidades de escolha e a administração dos modelos de gestão visando o pleno desenvolvimento do potencial das pessoas e das organizações Maércio Rezende trata do tema liderança de forma diferenciada, indo além do que enfocam a maioria dos escritos sobre o assunto, que se limitam ao comportamento pessoal do líder e seu relacionamento com os liderados. 

Na obra “Juntando as peças – liderança na prática”, editado pela Saint Paul, o autor relata de um jeito único todas as práticas utilizadas para driblar os desafios da liderança. “Baseando-se em conhecimentos adquiridos ao longo de uma carreira notável na América Latina e Europa, Rezende capta a essência de como ser um líder de negócios de sucesso e a transmite de maneira atraente e de fácil entendimento. 

O livro é uma contribuição necessária à literatura de liderança e gerenciamento escrita recentemente na América Latina. É uma referência extremamente valiosa tanto aos aspirantes a líderes empresariais, quanto aos gestores mais experientes que desejam aperfeiçoar suas habilidades”, comenta John Atkin COO global da Syngenta CP. 

A idéia do livro é discutir liderança no contexto de CEOs e gerentes gerais. “Minha intenção, ao escrever o livro, foi de contribuir, preservar e descrever o que aprendi e vivi em minha experiência como executivo de empresas no Brasil e no exterior, tanto no exercício do dia a dia quanto nos momentos ou períodos de decisões estratégicas e grandes transformações, atuando como ator ou espectador e exercendo papel de liderança ou papel de liderado”, explica o autor Maércio Rezende. 

A obra foi estruturada em 11 capítulos e dividida em três partes. A primeira relata a importância da abordagem integrada e o impacto do líder. Já a segunda é destinada à descrição do desenvolvimento de uma plataforma para uma liderança efetiva (perfil e práticas do líder; pessoas; cultura e estrutura organizacional). 

Por fim, a parte três explica como liderar para resultados, contando com gestão da estratégia; operações; clientes; inovação e transformações. Em todos os capítulos Maércio Rezende combina a descrição de conceitos com exemplo vividos por ele na prática. 

O autor visita as principais disciplinas da área de administração de empresas sob a ótica dos CEOS. Ao definir a agenda do CEO em seu papel de liderança como sendo específica e intransferível, o livro fornece uma visão ampla a respeito do que se espera de um CEO. “Muitas empresas morreram ou deixaram de existir porque seus líderes foram complacentes ou excessivamente otimistas. Outros criaram ou salvaram empresas porque acreditaram no poder da inovação e da mudança. 

Os verdadeiros líderes são os que sentem sobre os seus ombros a responsabilidade do futuro das organizações que dirigem e fazem disso uma de suas prioridades. E uma boa gestão da inovação já é um bom começo”, exemplifica. 

Sobre o livro: Título: “Juntando as peças – liderança na prática” Autor: Maércio Rezende Editora: Saint Paul Formato: 14 x 21 cm Páginas: 216 páginas Sobre o autor: Ao longo de 37 anos, Maércio Rezende teve sucesso consistente como líder de negócios no Brasil e no exterior. 

Como Diretor Geral da Syngenta Proteção de Cultivos na America Latina e Brasil exerceu importante papel de liderança na formação e estruturação dessa empresa, resultante da fusão entre as divisões agrícolas da Astra Zeneca e da Novartis. Posteriormente passou a comandar os negócios da Syngenta na Região Europa, Africa e Oriente Médio período em que e a empresa implantou estratégias de crescimento com grande sucesso. 

Tendo evoluído em sua carreira a partir de posições nas áreas de marketing e vendas, liderou a adoção de uma série de inovações na abordagem do marketing de clientes na área agrícola que se tornaram reconhecido sucesso em várias partes do mundo. Nada disso teria sido possível sem suas também reconhecidas habilidades no campo da liderança de pessoas.