sábado, 25 de setembro de 2010

Sociedade em sintonia com o meio ambiente


A responsabilidade ambiental é tema cada vez mais discutido. Com isso, o número de empresas que realizam a compensação do carbono emitido por organizações aumentou significativamente. O trabalho é realizado a partir da pegada carbônica, que consiste em medir o impacto ambiental causado por essas emissões.

O processo de compensação tem início a partir da identificação das fontes de emissão de gases do efeito estufa; logo as emissões são calculadas e a compensação acontece por meio do plantio de árvores ou da compra de créditos de carbono. As árvores plantadas para fins de compensação de emissões são, obrigatoriamente, de responsabilidade da empresa que realiza a compensação.

A opção pela compensação a partir do plantio das árvores traz benefícios adicionais, como a recuperação de áreas de mata nativa, proteção à biodiversidade, preservação das nascentes de corpos d’água, entre outros.

A novidade é que além de empresas, escritórios e instituições, os eventos também podem compensar o carbono emitido. A EcoAct, uma das empresas líderes européias na implementação de estratégias de baixo carbono, destaca-se nesta questão. A empresa, credenciada pela Agência do Meio Ambiente da França (Ademe), trabalha em conjunto com organizações que buscam equilibrar questões ambientais, além de reduzir as emissões de Gases Efeito Estufa (GEEs).

São realizados inventários de emissão de GEE utilizando a metodologia Bilan Carbone, que quantifica com precisão as emissões por meio de um banco de dados bastante abrangente. Nestes casos, a emissão de CO2 é contabilizada a partir do deslocamento dos participantes até o local; do uso da energia elétrica; das refeições servidas na ocasião; materiais produzidos para o evento, como a divulgação, brindes ou kits para os participantes.

A conscientização ambiental passou a fazer parte do cotidiano de cada indivíduo. Ser sócio-ambientalmente responsável deixou de ser apenas o apagar a luz ao sair de um ambiente ou fechar a torneira enquanto se escova os dentes. A atitude se tornou muito mais básica e as decisões de cada um estão cada vez mais em sintonia com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário