Aproveite as viagens sem gastar muito !

.




Neste fim de ano, período de férias escolares, muitos estudantes e seus pais aproveitam para pegar a estrada, o aeroporto ou os dois. As opções são muitas, mas cuidado porque os valores das passagens aéreas, hotéis e outros serviços turísticos tendem a subir muito de preço nesta época do ano. 

O câmbio está sugestivo para viagens ao exterior, o que favorece a compra de passagens aéreas, em especial para os países do Mercosul e da América do Norte. Na América do Sul temos opções como Buenos Aires, que apresenta uma relação cambial muito favorável para o turista brasileiro. 

Nos EUA existem diversos roteiros com várias opções, muitas delas já consagradas pelos brasileiros como Miami, Orlando e Nova Iorque. 

Para quem vai encarar os aeroportos, seguem algumas dicas para deixar sua viagem mais econômica: 

1. Antes de reservar a passagem aérea, locação de carro e hotel, faça uma busca pela Internet para comparar preços. Consulte vários sites, pois os valores variam muito. 

2. Agências de turismo podem oferecer preços mais acessíveis para sua viagem através de pacotes. Os operadores de turismo negociam descontos em escala para seus clientes com companhias aéreas, hotéis e outras empresas, e acabam conseguindo valores interessantes em seus pacotes. 

3. Evite marcar passagens de ida e volta de sexta e segunda-feira, são os dias mais caros. Os dias mais baratos para viajar são terça e quarta, devido à menor demanda pelos vôos. 

4. Quando você viaja em vôos internacionais com escala, pode ficar na cidade da escala por alguns dias, se quiser. É uma boa oportunidade para conhecer mais de um destino com a mesma passagem aérea. Por exemplo, se você for para Nova Iorque e seu vôo tem escala em Miami, pode aproveitar uns dias e fazer umas comprinhas. 

5. A mesma dica vale para o turismo doméstico. Se você adquirir uma passagem com escalas dentro do Brasil, também pode aproveitar para conhecer mais destinos com a mesma passagem. 

Para quem quer fugir dos aeroportos e vai pegar a estrada, seguem também algumas dicas para economizar: 

1. Faça um planejamento antes da sua viagem. Veja qual melhor horário para evitar congestionamentos. Além de ser desagradável, o congestionamento aumenta o consumo de combustível. 

2. Se o carro for Flex, ou seja, tiver opção de álcool ou gasolina, lembre-se de que só compensa abastecer com álcool se o preço for até 70% do preço do litro da gasolina. 

3. Dirija respeitando os limites de velocidade. A maioria dos veículos tende a ser mais econômica em velocidades entre 80 e 110 Km/hora. Além disso, você economiza em multas por excesso de velocidade e nos pontos na carteira de habilitação. 

4. Passe no mecânico antes de pegar estrada. A manutenção preventiva é mais barata e garante sua segurança, de sua família e das outras pessoas que estão transitando 

5. Consulte também a quantidade de pedágios que existe na estrada que você pretende pegar. Se houver trecho com muitos pedágios, procure no guia de estradas rotas alternativas. Boa viagem! 


Fonte: Cláudio José Carvajal Júnior – Coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo. Master of Business Administration – MBA Executivo Internacional – pela Universidade da Califórnia (EUA), Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração, pela EAESP/FGV.