Teoria X , Teoria Y e a verdade




A Teoria X e a Teoria Y são dois conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e representam conjuntos de suposições antagônicas feitas sobre os trabalhadores e servem de base para muitas outras teorias de como liderar pessoas dentro de uma organização. 

Antes de listarmos sucintamente os principais atributos de cada teoria, analisemos dois casos reais: 

CASO 1: Inicia-se a implantação de sistema de gestão (o que inclui padrões de processos e auditoria rigorosa) em uma empresa do varejo. Imediatamente o gestor de uma área identifica fraudes praticadas por sua equipe. Em auditoria posterior, descobre-se que a fraude já acontecia há pelo menos dois anos. Duas alternativas explicam a atitude do gestor: participava da fraude (pouco provável) ou estava na zona de conforto, fazendo “vistas grossas” e evitando aborrecimentos (quando viu o sistema chegando, apressou-se em fazer o que já deveria ter feito há muito tempo). 

CASO 2: Dois diretores de uma empresa declaram-se impressionados positivamente com as seguintes afirmações que ouviram em uma palestra: 

a)Gerenciamento por metas é um fracasso estrondoso! 

b)O lucro é apenas um resultado colateral do negócio. Uma empresa que confunde lucro com a missão do negócio perderá a alma inevitavelmente. 

c)Prever resultados futuros para os acionistas e analistas significa fazer-lhes forçosamente "promessas vazias. 

d)Em empresas, que são sistemas complexos, algo como "desempenho individual" não existe! 

e)Segundo W. Deming, 95% de todos os problemas nas organizações têm sua causa no sistema e só 5% nas pessoas. 

Estes casos foram citados por serem representativos. Jamais usarei exceções como exemplos. Note-se no primeiro caso o velho estilo brasileiro do acobertamento, do “estão roubando pouco”, do “ganham muito pouco e alguns deslizes podem ser tolerados” etc. 

O estilo da covardia e da tolerância com os bandidos. No segundo caso, percebe-se o estilo “Alice no país das maravilhas”! Ingenuidade e fuga da realidade. Evita-se a todo o custo o confronto com a verdade nua e crua que somente os números e as metas trazem. Também ao estilo brasileiro identifica-se a rejeição ao mercado e a rejeição à responsabilidade sobre resultados. O que nos dizem, então, as duas teorias? 

A TEORIA X A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, como demonstram os itens a seguir: 

1. O ser humano, em geral, não gosta intrinsecamente de trabalhar e trabalha o mínimo possível. 

2. Por essa razão, a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada e ameaçada com castigos a fim de fazer o devido esforço para alcançar os objetivos da organização. 

3. O ser humano médio prefere ser dirigido, desejando evitar responsabilidades; é pouco ambicioso, procurando segurança acima de tudo. 

4. Empregados evitarão responsabilidades e procurarão receber ordens formais, sempre que possível. 

5. A maioria dos trabalhadores põe a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho, exibindo pouca ambição. 

A TEORIA Y A teoria Y deixa evidente que, através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado e pode ser melhor aproveitado. 

As características da teoria são: 

1. O esforço físico e mental no trabalho é tão natural como o lazer ou o descanso. 

2. Controle externo e ameaça de castigo não são os únicos meios de suscitar esforços no sentido dos objetivos organizacionais. Movido pela auto-orientação e pelo autocontrole, o indivíduo se colocará a serviço dos objetivos da organização. Em condições apropriadas, o ser humano, em média, aprende não só a aceitar, mas a procurar responsabilidades. 

3. A capacidade de exercitar, em grau relativamente elevado, a imaginação, o talento e o espírito criativo na solução de problemas organizacionais, está distribuída, e não é escassa entre as pessoas. 

4. Nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente. Apaixonou-se pela teoria Y? 

Eu também acho-a muito bacana. Infelizmente, porém, existe a REALIDADE NUA E CRUA que nos ensina alguns pontos: 

1º ) As duas teorias são estereótipos e jamais podem ser adotadas integralmente. 

2º ) Nossa racionalidade nos impele a acreditar e a desejar fortemente a Teoria Y, mas a prática nos obriga a reconhecer a predominância da Teoria X no comportamento geral dos trabalhadores. Muitas vezes, somos politicamente corretos e hipócritas. Nosso discurso é medroso e passa longe do que realmente pensamos e é manifestado nas conversas de bastidores. 

Por que este assunto é importante para ser discutido no ambiente dos negócios? Porque deve direcionar a política de RH e desenvolver lideranças que entendam esta política. 

Prepare seu sistema adotando a Teoria X e selecione e desenvolva pessoas que estejam com o ponteiro apontado para o lado Y. Parece ser a solução mais real. O resto é poesia, covardia e ingenuidade. 


Fonte: Paulo Ricardo Mubarack