Preços de hotéis ficam estáveis em 2010





Os preços dos quartos de hotéis ao redor do mundo subiram, em média, apenas 1% durante o terceiro trimestre deste ano quando comparados ao mesmo período de 2009, segundo o índice HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês). 

Apesar da estabilidade apresentada durante o segundo e terceiro trimestre de 2010, o preço médio dos hotéis no fim do último mês de setembro era menor do que o verificado em 2004. Há seis anos, o índice HPI estava em 100, contra a marca de 99 durante o terceiro trimestre deste ano. 

O valor médio das diárias ficou estável na Ásia e cresceu apenas 1% durante o ano na Europa. Nas Américas, os valores cresceram, em média, 4% no Caribe e América do Norte, e 6% na América Latina. Apesar de permanecer estável ano após ano na Ásia, o preço médio de um quarto de hotel no continente foi 15% maior no terceiro trimestre de 2010, quando comparado ao lançamento do HPI em 2004. 

Já na Ámerica Latina, o valor das diárias subiu 10% no terceiro trimestre de 2010 em relação à primeira edição do índice, realizada há seis anos. O HPI registrou a marca de 115 na Ásia, 97 no Caribe, 101 na Europa, 110 na América Latina e 103 na América do Norte. Nigel Pocklington, vice-presidente de Estratégia e Marketing Global de Hoteis.com, acredita que 2010 foi um ano de recuperação para o setor hoteleiro. 

“Muito em virtude da aceleração das viagens de negócio. Apesar dos preços estáveis, o valor médio dos quartos são menores agora do que há seis anos, o que permite que os viajantes façam bons negócios”, conclui. 

Sobre o HPI: 

O índice HPI da Hoteis.com monitora os preços reais pagos por quarto ao invés de se basear nos valores anunciados pelos hotéis. Trata-se de uma pesquisa regular de preços de hotéis localizados nas principais cidades ao redor do mundo. O índice aponta os valores efetivamente pagos por clientes na contratação de 91,5 mil quartos/vagas em cerca de 16 mil lugares ao redor do mundo. 

Em sua sétima edição, o HPI é reconhecido como o relatório definitivo do valor pago pelos hotéis em todo o mundo e, cada vez mais, é usado como referência para a imprensa, analistas, agentes de turismo e acadêmicos. 

A escala internacional da Hoteis.com torna o Índice de Preços de Hotéis (HPI) em uma das referências mais abrangentes, já que incorpora dados tanto das redes como dos hotéis independentes, assim como as ofertas de alojamento de auto-serviço (self-catering) e pernoites com café da manhã (bed and breakfast). Vinte e três edições do HPI já foram publicadas mundialmente.