Prêmio Prefeito Inovador com inscrições abertas





Optar por bons modelos de governança e transparência na administração pública podem render mais que a satisfação de cidadãos de um município. 

Prova de que o investimento e o esforço empregado na melhoria dos processos públicos compensam se aplicam à cidade de Maringá (PR), vencedora nacional no Prêmio Prefeito Inovador 2011depois de concorrer com mais de 100 prefeituras de todo o país. 

A iniciativa é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC) com a Microsoft Brasil, Intel do Brasil e Symnetics. Escolhida por investir na informatização da administração pública e na melhoria dos processos públicos oferecidos aos cidadãos do município, a terceira maior cidade do Paraná foi agraciada em dezembro do ano passado. 

Como parte do prêmio, recebeu 100 novos computadores da linha Classmate PC equipados com processadores Intel® Atom, para utilizar como ferramenta para projetos de inclusão digital em escolas municipais. 

Em sua terceira edição, a premiação busca novas histórias de sucesso na utilização da tecnologia da informação em favor da boa gestão. Com inscrições abertas, a iniciativa procura reconhecer o processo de modernização da gestão das prefeituras, desde a prestação de serviços públicos municipais a melhorias de processos. 

A aposta dos organizadores é que investimentos em tecnologia geram vantagens diretas na organização, agilidade, precisão e inclusão das prefeituras, tornando esses, fatores determinantes para uma oferta eficiente de serviços à sociedade. 

Esforços para a melhoria na área de saúde, recursos humanos, tributação e fiscal, a partir do desenvolvimento de quatro sistemas de grande porte influenciaram diretamente na conquista do reconhecimento nacional por Maringá. Eleita entre 102 prefeituras, de nove estados brasileiros, inscritas para concorrer ao PPI, a cidade foi novamente escolhida entre as 21 selecionadas por seus projetos inovadores. 

No ano anterior, a vencedora da primeira edição do Prêmio foi a prefeitura de São Carlos (SP). Como participar: As inscrições para o Prêmio Prefeito Inovador estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de julho. 

Além de uma vencedora nacional, a organização reconhece prefeituras nas seguintes categorias: municípios com até 25 mil, entre 25 e 200 mil e acima de 200 mil habitantes. Para participar, é preciso preencher um questionário de avaliação. 

A partir do cruzamento das informações, são selecionados os municípios com maiores notas, que recebem visita técnica de consultores. Antes da decisão final, com uma qualificada banca de juízes, representantes do grupo das finalistas passam por curso de capacitação para gestão estratégica. 


Enviado por: Nathália Araújo