terça-feira, 7 de junho de 2011

Semana de conscientização e ação



De 6 a 10 de junho, são realizadas ações para marcar a Semana Internacional do Meio Ambiente. Mais do que um tema da moda, este é um assunto que, cada vez mais, permeia a realidade de todo o mundo. Com ênfase, neste ano, na preservação das florestas, a data nos dá a oportunidade de chamarmos a atenção para o que tem sido feito em relação à destruição e à preservação dos recursos naturais, dos ecossistemas, da fauna e da flora.

Não podemos esquecer que, no centro de todas estas áreas está a água, sem a qual plantas, animais, seres humanos e o planeta não sobrevivem. Não é mais possível nos desenvolvermos econômica e socialmente sem nos atermos à manutenção das condições de vida do planeta. A sustentabilidade tem de fazer parte do cotidiano de empresas, pessoas e sociedades, o que exige esforços pessoais, financeiros e mudanças de hábitos e culturas.

Participamos de um sistema natural complexo e como representantes do topo desta cadeia somos responsáveis pelo equilíbrio do meio ambiente. Tudo o que se relaciona à água está diretamente ligado à vida. A manutenção de florestas, matas ciliares, vegetações nativas, cabeceiras e nascentes de rios garante não apenas a preservação do verde, como da vida humana.

Podemos parecer repetitivos, mas é fundamental que empresas atuem de forma a respeitar os limites da natureza e desenvolvam produtos que resultem em benefício ao meio ambiente, economizando água e energia em todo o processo produtivo, reduzindo a geração de resíduos e eliminando a emissão de quaisquer poluentes no ar, na terra ou na água. Muitas ações já podem ser observadas, com resultados surpreendentes, em empresas de todos os portes, mas o engajamento precisa ser maior, ou mesmo total.

O tema ainda pode parecer distante do dia a dia das pessoas, em casa, no trabalho, no lazer, mas não é assim. Há muito a ser feito. Hábitos simples podem representar grandes ganhos ao meio ambiente e por mais que sejam conhecidos das pessoas, eles devem se tornar ações diárias e conscientes, resultando em benefícios pessoais e sociais.

Estas iniciativas vão desde não jogar lixo nas ruas, esgotos ou rios, a eliminação do desperdício na hora do banho, na lavagem da louça, na limpeza de quintais, garagens e paredes, até o uso de produtos, comprovadamente, mais econômicos.

É possível encontrar facilmente uma infinidade de itens com esta finalidade. Vão desde eletrodomésticos, chuveiros com sistemas economizadores de água, torneiras de fechamento temporizado e automático, válvulas de descarga de duplo fluxo, até lavadoras pressurizadas que limpam mais com menos água, facilitando o trabalho e ainda reduzindo a conta de água e luz.

Devemos nos ater, também, ao fato de que as mudanças climáticas, causadas pelo aquecimento da Terra, podem trazer consequências ainda desconhecidas ao planeta, o que nos mostra a urgência de agirmos agora para preservarmos os recursos naturais. Esperemos que este dia não seja somente de palavras, mas de ações.



Enviado por: Antonio Luis Francisco - Diretor da JactoClean

Nenhum comentário:

Postar um comentário