Brasil vai ganhar hotel-conceito e selo de qualidade do turismo




O Ministério do Turismo e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industria (Inmetro) vão construir o modelo brasileiro do Selo de Qualidade para identificar empresas do setor. O sistema foi elaborado após o estudo de processos de certificação de qualidade turística de seis países: Suíça, Chile, França, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia. 

O ministro do Turismo, Pedro Novais, e o representante do Inmetro em São Paulo, Arnaldo Ribeiro, assinaram um acordo de cooperação técnica durante o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil para formalizar a parceria. 

Ela vai definir como se dará o processo de certificação, além das normas e requisitos do selo. O acordo também determina a construção de um Hotel-Conceito em Xerém (RJ), no parque tecnológico do Inmetro. A estrutura terá 30 unidades habitacionais que servirão de referência para as sete matrizes do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass). 

Segundo Novais, o hotel-conceito será uma importante referência para treinamento profissional e qualificação empresarial. “A parceria vai ao encontro das necessidades do turismo brasileiro. Acredito que o selo de qualidade vai melhorar a competitividade do setor, e isso é bom para o turista”, afirmou o ministro. 

Para Arnaldo Ribeiro, representante do Inmetro, “a vocação do Inmetro pela busca da qualidade no Brasil vai contribuir para elevar o turismo a padrões de excelência verificados nas potências do turismo mundial”. 


Fonte: MTur