sexta-feira, 2 de março de 2012

Fernando de Noronha sediará o Festival de Imagens Subaquáticas


O arquipélago Fernando de Noronha receberá de 25 de março a primeiro de abril o Festival Cultural de Imagens Subaquáticas. Apreciadores da beleza natural de suas 21 ilhas e 16 praias de águas cristalinas poderão fazer um verdadeiro mergulho na cultura subaquática, com registro de imagens e vídeos dos principais profissionais da área.

A Exposição de Fotografia vai reunir 11 dos principais fotógrafos especializados, com curadoria de Ana Carolina Xavier, da Cultura Sub Editora. Espalhada pelos principais pontos turísticos da Ilha, os turistas e moradores poderão ver o trabalho de Bárbara Veiga, fotógrafa chefe do Instituto Sea Shepherd, ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo; do premiado fotógrafo Marcelo Krause, único brasileiro a receber menção honrosa no concurso de fotos de natureza mais expressivo do mundo, o Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year.

O autor do livro Naufrágios e Pontos de Mergulho, Fernando Clark, também faz parte deste seleto time, assim como Adriano Gambarini, da National Geographic; Ismael Escote, Marenga, Zaira Matheus, All Angle, Luciano Saraceni, entre outros.

Ary Amarante, instrutor de mergulho, fotografia e vídeo subaquáticos pelas agências certificadoras americanas PADI e PDIC, e autor de uma bibliografia pioneira didática para cursos de fotografia subaquática, além de fazer parte da exposição, lança o livro Vida Marinha, editado pela Editora Cultura Sub.

A Mostra de Vídeos tem curadoria de Fábio Borges, responsável por mais de 100 programas de TV para redes como TV Globo, Discovery Channel e Animal Planet.

O evento acontece no auditório do Centro de Visitantes Tamar e exibirá curtas e vídeos como A Ilha do Tesouro Azul, de Adrian Martino; Moçambique Azul, de Guilherme Kodja; entre outros.

Ainda como parte das atividades, as escolas da ilha receberão Oficinas de Arte, organizadas pelo artista plástico Erick Wilson, surfista que sempre explorou o surf e a vida marinha na pintura. Erick é embaixador do mar da ONG Internacional Sea Shepherd, membro da Ocean Artists Society e fundador do projeto social chamado Amigos do Oceano, onde orienta crianças e jovens a retratarem a vida marinha através da arte, passando uma mensagem de preservação dos oceanos e descobrindo novos talentos.

Simultâneo ao evento acontecerá o Campeonato Brasileiro de Fotografia Subaquática, organizado por Luiz Cassino, disputado por 20 dos melhores fotógrafos brasileiros submarinos

“O intuito do evento é ampliar a cultura subaquática, sua beleza e a importância da conservação e cuidado com o meio-ambiente. Estamos muito orgulhosos de poder trazer este time tão seleto de profissionais e oferecer aos amantes da natureza uma oportunidade de conhecer melhor a vida marinha”, comentam Ana Carolina Xavier e Fernando Clark da Cultura Sub Editora.


Serviço:

Evento: Festival de Imagens Subaquáticas Fernando de Noronha

Locais: Museus, restaurantes e pontos conhecidos do Arquipélago de Fernando de Noronha
Data – de 25/3 a 1/04 - entrada e atividades gratuitas

Programação: Campeonato Brasileiro de Fotografia Subaquática, 11 exposições de fotos espalhadas em pontos conhecidos da ilha, lançamento do livro Vida Marinha, exibição de vídeos e realização de oficinas de artes para crianças das duas escolas da ilha.

Enviado por: Fernanda Dabori / Thais Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário