sexta-feira, 20 de abril de 2012

Paraíso natural e muito luxo no cerrado brasileiro


Conhecida como uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, Caldas Novas é um município localizado a cerca de 160 quilômetros do centro de Goiânia (GO). Suas águas quentes chegam a temperaturas de até 58°C e atraem mais de um milhão de turistas, por ano. 

Por muito tempo, acreditou-se que essas águas eram fruto de vulcões extintos, porém, diversos estudos depois, descobriu-se que o aquecimento é proveniente de um fenômeno natural chamado geotermia, resultado das características naturais da região.

As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC, devido à proximidade com o centro da Terra. A água é, então, aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático.

Por serem ricas em ácidos carbônico e clorídrico, potássio, sódio, cálcio e magnésio, algumas pessoas creem que essas águas possuem propriedades medicinais que auxiliam em problemas de circulação, ajudam na redução da pressão arterial, combatem reumatismo, artrites, dissolvem cálculos renais e melhoram a digestão. 

Além de proporcionar momentos mágicos de relaxamento, o que ocasiona a diminuição do estresse e da ansiedade. Apesar de não existir nenhuma comprovação científica, quem visita a região consegue, rapidamente, sentir as melhorias no contato com as águas.

Muito além de um manancial hidrotermal, a região oferece ainda belos recantos naturais, onde se pode apreciar várias espécies da flora e fauna típicas do cerrado, como ipês, paineiras, tucanos, gaviões, beija-flores, araras e canários. Um dos destaques da cidade é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. 

As caminhadas pelas trilhas, feitas na companhia de guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e Paredão. O passeio pode levar de duas a três horas.

- Jardim Japonês construído pelo oriental Toshiyuki Murai

Outro ponto turístico local que merece visita é o Jardim Japonês. Construído pelo oriental Toshiyuki Murai, o lugar tem grande significado espiritualista e deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação de todos os componentes do Jardim. 

E, por tratar de áreas, o Parque das Primaveras apresenta 25 mil m² de muito verde, com instalações moldadas cuidadosamente pela mãe natureza, completando um cenário de rara beleza. Suas piscinas são servidas com águas termais, permanentemente re novadas. Um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cascatas e parque infantil enriquecem a área de lazer.


- Igreja de Nossa Senhora das Dores





Para conhecer melhor a cultura local, a Praça Mestre Orlando, popularmente chamada de Praça Central, é ponto de encontro na cidade, atraindo principalmente jovens, que à noite saem em busca de diversão. É onde fica a Igreja de Nossa Senhora das Dores ou Igreja Matriz, a construção mais antiga de Caldas Novas, datada de 1850. 

Apesar de bastante simples, vale à pena conhecer os quadros nas paredes, que retratam cenas do passado. Quem quiser ir mais longe, o passeio no trenzinho é muito divertido e dá para conhecer algumas ruas e lojas interessantes.

- Lago Corumbá: ideal para esportes náuticos





Quem busca mais aventura, o Lago Corumbá é o lugar ideal para esportes náuticos como jet-ski, remo, barco à vela, windsurf, esqui-aquático, para-pente, entre outros, além de passeios de lancha e pesca artesanal. 

Situado a 8 quilômetros da cidade, o lago tem uma extensão de 65 Km2 e formou-se em 1997, com o fechamento das comportas da Hidrelétrica de Corumbá. Já quem quiser fugir um pouco das águas quentes, a Cascatinha da Água Fria, localizada no sopé da Serra de Caldas, próximo do município, é o lugar ideal.

- Conforto e tranquilidade



Toda a beleza local e as maravilhas das águas naturalmente quentes podem ser encontradas com todo o conforto e praticidade no recém-inaugurado Ecologic Ville Resort & Spa. Administrado pela MW Hotels Administradora, o complexo oferece uma área de lazer e descanso de mais de 53 mil m², destes quase 18 mil m² são destinados à preservação ambiental, com uma trilha ecológica de 1,5 quilô metro.


- Fachada do Ecologic Ville

São 478 apartamentos divididos em dois amplos blocos, diferenciados em três categorias: a Luxo, a Master e a Sky View, todas equipadas com fechaduras e cofres eletrônicos, frigobar, TV de LCD 32", ar condicionado split, internet banda larga gratuita em todos as suítes e áreas comuns, além de camas springbox, com lençóis de 220 fios. Na categoria Master, banheira de hidromassagem para até duas pessoas e nas suítes Sky View, são dois andares, sendo o primeiro uma grande sala e no segundo a suíte com banheira de hidromassagem para até quatro pessoas.

Um dos chamarizes do Ecologic Ville está na área voltada para o lazer, que inclui parque aquático. Aos adultos, o parque oferece sete piscinas termais, que atingem uma temperatura de aproximada 48°C, além de cascata, sauna natural seca e a vapor, ofurô com hidromassagem, bar molhado, pergolados e um complexo esportivo com duas quadras de areia, uma gramada e uma pista radical de skate, além de piscina semi-olímpica com quatro raias.

Para os jovens conectados, o play time é um espaço com jogos de mesa e eletrônicos reservado para bons momentos entre familiares e grupos de amigos. Aos esportistas, amantes do tênis, o Resort já iniciou obras para cinco quadras com arquibancada e medidas oficiais. A proposta é que no futuro o empreendimento possa receber torneios nacionais e internacionais.

O Parque Infantil foi projetado para proporcionar experiências únicas e fazer com que os pequenos descubram um mundo totalmente novo e cheio de aventuras, em que um labirinto leva a um universo onde a regra é brincar. 

As duas piscinas foram especialmente projetadas para elas com entrada ao estilo "praia", ou seja, sem bordas, o que dá a oportunidade das mães entrarem com carrinhos de bebês. 

O ambiente, divertido e ecológico, tem brinquedos em madeira, escalada, camas elásticas, cineminha, teatro de fantoches e animais gigantes. O espaço também conta com lanchonete, restaurante e doceria.

Para animar ainda mais os pequenos, o Resort conta com uma equipe especializada em recreação infantil e também adulta. Tudo para garantir conforto, diversão e segurança às crianças e aos pais. Entre as atividades promovidas estão pólo e olimpíadas aquáticas, campeonatos, festas noturnas especiais, matinê dançante para as crianças, eletro dance aos adultos, bingo e dancing days para a melhor idade.

- Descanso e Beleza:

O Ecologic Ville Resort & Spa busca proporcionar bem-estar, equilíbrio entre corpo e mente e melhoria na qualidade de vida dos hóspedes, com o seu Espaço Holístico e Spa equipado com o que há de mais moderno e eficaz nas terapias alternativas como Yoga, acupuntura, Reiki e meditação. Com a ajuda de profissionais e terapeutas com longa experiência, o Resort está preparado para proporcionar aos seus hóspedes tratamentos antiesstresses, desintoxicantes e reenergizantes.


- Serviço:

Clima: Caldas Novas pode ser visitada o ano todo. O período de chuvas vai de novembro a março.

- Acessos:

De Goiânia: BR-153, depois GO-139.

De Brasília: BR-040, BR-050, GO-330, depois GO-213.

De Caldas Novas:

Goiânia: 160 km

Brasília: 330 km


Fonte: Simone Bolletta

Nenhum comentário:

Postar um comentário