Mirantes possibilitam novos ângulos da Costa Verde & Mar (SC)

                     
    


A mescla do verde da Mata Atlântica com o azul do mar nesse trecho de incomparável beleza natural de Santa Catarina ganha um reforço quando se é possível admirar tudo isso de cima. Não à toa, os mirantes espalhados pelos municípios que integram a região recebem milhares de visitantes, em todas as estações. 

O mais recente deles, inaugurado em Itapema, foi visitado por mais de cinco mil pessoas somente no primeiro final de semana. Quer olhar do alto também? Viaje com a gente.

Mirante do Encano, Itapema:

Com acesso pela Rua 109, no Canto da Praia de Itapema, o Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. 

A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em quatro níveis para utilização do público. O local está estruturado com escadas e rampas, estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados. 

Tem ainda elevador panorâmico, praça urbanizada, playground, e mirantes. No ponto mais alto é possível ter uma visão em 360º de Itapema e municípios vizinhos.

Mirante Eco 360º, Bombinhas:



O mirante fica na estrada que leva à Praia da Tainha (o acesso de carro é pela praia da Conceição, exigindo atenção nos dias de chuva). Na base do Eco 360º há um museu, com exemplares de várias espécies da fauna local empalhadas, além de objetos dos naufrágios que ocorreram na região. 

Para chegar ao mirante é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos. Além da linda vista de 360 graus que se tem de uma altura de 218 metros, a natureza também oferece condições ideais para a prática de atividades como escalada, rapel e tirolesa.

Morro da Cruz, Itajaí:


Localizado a 180 metros de altura, dele pode-se ter uma bela visão de Itajaí, da Foz do Rio Itajaí-Açu e da entrada da Barra, por onde passa os navios cargueiros e transatlânticos. O Morro da Cruz é o ponto mais alto da cidade.

Morro do Atalaia, Itajaí:


Atração recente da cidade, o Parque do Atalaia tem como atrativos a possibilidade de observar a natureza, de ver Itajaí sob outro ângulo. Para quem curte voo livre, o lugar é ótima pedida para ver de perto as decolagens de parapente. Também se pode avistar a entrada e saída de navios, bem como algumas praias locais.

Pedra do Encano, Camboriú:


O Pico da Pedra é o ponto mais alto do município. Fica a 678 m de altitude e foi posto de observação do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. De lá, é possível observar boa parte da costa, com ótima visão de Florianópolis e cidades vizinhas, especialmente as da foz dos rios Itajaí e Tijucas (não é aconselhado pegar a trilha sem o acompanhamento de guias). O local é procurado por praticantes de voo livre e rapel.

Morro da Pedra, Navegantes:


Localizada no bairro Escalvados e envolto à Mata Atlântica preservada, o morro está estruturado com rampas para vôos de asa delta e parapentes, ideal para os amantes de esportes radicais. Além disso, oferece trilhas para aqueles que apreciam o turismo ecológico.

Big Tower (Beto Carrero World), Penha:


O maior centro de lazer da América latina e o quinto do mundo, tem entre as atrações a Big Tower, torre com altura equivalente a um prédio de 30 andares que dá possibilidade de avistar parte das belezas da Costa Verde & Mar. Mas a visualização é rápida. É que a torre despenca a cerca de 120 quilômetros por hora, numa aventura radical e muito segura que o parque proporciona aos visitantes.


Fonte : Rafaella Reinert -