Dicas para pegar a estrada com segurança





A manutenção do carro vai colaborar muito para evitar acidentes e para a segurança do motorista. Ter consciência dessas dicas de prevenção faz a diferença:

Então, siga as dicas de manutenção do carro:

- 1) Verifique os faróis e lanternas, substitua as lâmpadas necessárias. Em caso de neblina é muito importante ver e ser visto.

- 2) Pneus carecas não combinam com piso úmido. Verifique todos os pneus, inclusive o step. Sinais de desgastes irregulares devem ser avaliados pelo seu mecânico. O alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível e prolongar a vida útil dos pneus. Por melhor que esteja a banda de rodagem, pneus com bolhas na lateral devem ser descartados.

- 3) Se seu carro é flex ou a álcool, mantenha o reservatório de partida frio e abastecido com gasolina, isto facilitará as partidas pela manhã.

- 4) A bateria é outro item que deve estar em ordem, pois no inverno é mais solicitada. Na maioria existe um visor na parte de cima, se estiver verde está em ordem; mas se estiver preto é um indicador de que algo não vai bem. Fique atento. Caso venha substituir a bateria, peça ao mecânico para verificar se o alternador e as correias estão em bom estado.

- 5) Cuidado com combustível muito barato, no inverno os combustíveis adulterados dão mais dores de cabeça aos motoristas. Com temperaturas abaixo de 18 graus, o motor terá dificuldades na partida pela manhã.

- 6) Mantenha o reservatório do limpador de pára-brisa abastecido e com detergente específico, porque garoa, chuvisco e poeira deixam o para-brisa sujo. É importante lavar bem para ter boa visibilidade a qualquer momento.



Fonte : Denis Marum – engenheiro mecânico