Cabo Frio (RJ) sediará a Copa Brasil de Canoas Havaianas





A Praia do Forte de Cabo Frio receberá no próximo final de semana, 21 e 22 de julho a segunda etapa da Copa Brasil de Canoas Havaianas, maior circuito da modalidade no Brasil.

Realizada desde 2006, a Copa conta com três etapas: Santos, Cabo Frio e Florianópolis. Suas categorias são divididas em: OC1 (1 remador), OC2 (2 remadores) e OC6 (6 remadores) subdividas por idade e experiência.

Entre as novidades dessa edição estão a categoria OC1 para cadetes (atletas com até 16 anos) e V1, para categoria especial para paraatletas e o Surfski, performance nas ondas.

A organização estima que 250 competidores oriundos de diversos estados do Brasil marcarão presença no evento.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis. Aguardamos competidores de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados.

Teremos os melhores em nível nacional, tanto no masculino quanto no feminino. Isso sem falar nas disputas entre atletas paralimpicos, e os cadetes que serão nossos representantes em um futuro bem próximo”, diz Maria Ines, organizadora do evento.

Ainda segundo Maria Inês: “A nossa raia em Cabo Frio é privilegiada”, comenta a organizadora, referindo-se ao fato de Cabo Frio ser uma das melhores raias do mundo para este tipo de competição, devido as excelentes condições técnicas e climáticas, como: água limpa e mar calmo, que favorecem os que já são praticantes do esporte e os que desejam praticá-lo pela primeira vez.

A Canoa Havaiana ou outrigger (como era chamada pelos colonizadores americanos, devido ao seu braço exterior) é feita em fibra de vidro, tem 14 metros de comprimento, 50 centímetros de largura e pesa 180 quilos com o estabilizador lateral.

                 


O esporte, de origem polinésia, começou a ser praticado no Brasil no ano 2000 e rapidamente conquistou muitos adeptos, passando a integrar as competições de aventura por todo o país.

Com barcos coloridos, feitos de fibra de vidro, as embarcações são capazes de comportar até seis remadores, cada um com sua função dentro da equipe, e ao grito de “hip holl”, tudo muda.

A competição do próximo final de semana premiará com medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares todas as categorias participantes.


Programação

Sábado 21/07

07:00h Confirmação das inscrições (entrega dos termos de responsabilidade e comprovantes de pagamento originais)

08:30h Briefing


09:00h Largada OC6 Masculino Super Máster e Estreante (7km)


10:00h Largada OC6 Feminino Super Máster e Estreante (7km)


11:00h Largada OC6 Masculino Máster / OC6 Feminino Máster / OC6 Junior (7km)


12:00h Largada OC6 Feminino Open (10 km)


13:30h Largada OC6 Masculino Open (15 km)


19:00h Lual (Será suspenso em caso de mal tempo)


Domingo 22/07


08:30h Briefing

09:00h Largada OC1 Feminino Open, Feminino Máster, Feminino Super Máster, Junior Feminino e Surfiski Masculino e Feminino (7 km)

10:00h Largada OC1 Masculino Open, Masculino Máster, Masculino Super Máster e Junior Masculino (7 km)

11:00h Largada OC2 Feminino Open e Máster (7 km)

12:00h Largada OC2 Masculino Open e Máster (7 km)

13:00h Largada OC1 Cadete Masculino e Feminino / V1 Para Wa’ha Masculino e Feminino (1 km)(Paraatleta poderá, se preferir, competir com canoa OC1)

14:00h OC2 Mista (7 km)



Fonte: Gerson Filho / Márcio de Souza