Síndrome de Burn-out, doença afeta milhares de pessoas no mundo





O burn-out ou síndrome de esgotamento profissional afeta, principalmente, profissionais com grande contato com o público e aqueles que se veem em constantes mudanças organizacionais.

Segundo pesquisas realizadas pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout.

“O trabalhador desgasta-se e perde a energia. Nesse processo, a relação com o seu trabalho perde o sentido e qualquer esforço lhe parece inútil”, explica a Dra. Débora Glina, representante da Comissão técnica da saúde mental da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).


Esse é um dos temas a ser debatido no 15º Congresso Nacional Anamt, que será realizado entre os dias 11 e 17 de maio, no Palácio das Convenções do Parque Anhembi, em São Paulo.

Além de conferências, mesas redondas, painéis e simpósios, o Congresso contará com cursos pré-congresso. E um deles será dedicado ao debate e melhor entendimento do burnout.

O curso será ministrado pela professora da Universidade da Califórnia/Berkley (USA), Christina Malasch que falará sobre a história do conceito de burnout, as estratégias de intervenção (organizacional, social e pessoal), as direções atuais e futuras para a pesquisa e, alertará para a necessidade de maior colaboração entre pesquisadores e profissionais. Christina também vai discutir o assunto na Conferência “O Problema do Burn-Out no Mundo Contemporâneo”

O “burnout não é um problema de pessoas, mas do ambiente social em que eles trabalham. A estrutura e funcionamento do local de trabalho define como as pessoas interagem e como realizam seus trabalhos”, analisa a Dra. Christina Malasch.

Serviço:

Curso pré-congresso: BURN-OUT - história, pesquisa e prática

Dia: 12/05

Horário: 8h30



Conferência “O Problema do Burn-Out no Mundo Contemporâneo”

Dia: 13/05

Horário: 13h40


15º Congresso Nacional Anamt 

Data: 11 a 17 de maio

Local: Palácio das Convenções do Parque Anhembi, São Paulo

Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Anhembi Parque – Santana -São Paulo - SP
Telefone: (11) 2226-0400