Reserva Biológica Huilo Huilo oferece dezenas de atrações turísticas para o inverno






Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo.

No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura.

O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.

Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cervja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista.

Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível.

Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região.

Com a proximidade do inverno, a Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia chilena, torna-se um destino turístico extremamente interessante para os amantes do frio.

Localizado em uma área de proteção ambiental de 100 mil hectares, cercada por lagos, vulcões e bosques primários, o destino oferece dezenas de atrações relacionadas a esportes de neve e atividades que combinam com baixas temperaturas.

Durante o dia, os hóspedes podem esquiar, escalar montanhas nevadas, fazer trilhas, observar animais silvestres, admirar cachoeiras e provar as encorpadas bebidas da Cervejaria Artesanal Pertermann.

À noite, eles podem se recolher em um dos quatro confortáveis hotéis da Reserva Biológica e passar um bom tempo desfrutando da alta gastronomia local e de um spa com dezenas de tratamentos.




Veja abaixo opções de passeio que podem ser feitos durante o inverno em Huilo Huilo:

- Tirolesas:

Huilo Huilo oferece diversos tipos de tirolesa para seus hóspedes, que, durante o inverno, permitem a visão das paisagens nevadas da região. Há a tirolesa infantil (com 40 metros de comprimento e 2 metros de altura), a tirolesa normal (com 35 metros de altura e 180 metros de comprimento) e a tirolesa XL, considerada uma das mais radicais da América do Sul: ela tem 90 metros de altura e 500 metros de comprimento.

- Cavalgadas:

Uma das atividades de inverno mais populares de Huilo Huilo são as cavalgadas. Sobre os belos cavalos da Reserva Biológica, o hóspede pode passear entre montanhas nevadas, bosques primários e rios da Patagônia.


- Bosque Nevado:

O Bosque Nevado é o centro de aventuras na neve de Huilo Huilo orientado para a família. Conta com atividades para os que desfrutam da neve pela primeira vez e também para os mais experientes. No local, é possível fazer tubbings, caminhadas com raquete, esqui randoneé, passeios em motos de neve. Pistas livres de esqui e snowboard também estão preparadas para receber os turistas.


- Rota Mocho-Choshuenco em esqui randoneé:

Travessia em esqui randoneé que começa no bosque de lengas (árvore típica da região), passa pelo plateau (superfície plana aos pés dos vulcões) e finalmente chega aos pés do mágico vulcão Mocho Choshuenco. Trata-se de um dos passeios mais belos da Reserva Biológica.


- Circuito em raquetes de neve:

Saída em van 4x4 com rumo ao Vulcão Mocho-Choshuenco. Ao chegar à base da montanha, os turistas colocam raquetes de neve e começam uma bela caminhada entre um bosque centenário de coihues (árvore típica da região) e lengas para finalmente chegar ao mirante.


- Cervejaria Petermann:

Na cervejaria Petermann é possível conhecer o processo cervejeiro e as quatro variedades que são produzidas no local, terminando na degustação de cada uma delas.

A cervejaria tem uma produção de 12.000 a 13.000 litros mensais. São cervejas com muito corpo, sem aditivos, elaboradas com 100% malta e seguindo fielmente a lei de pureza alemã artesanal do principio ao fim. Atualmente realizam-se edições limitadas para consumir somente nos hotéis de Huilo-Huilo.


- Termas do Lago:

Visita fotográfica às termas, que de acordo com as crenças locais dizem ter grandes poderes curativos. Estão localizadas no setor os banhos, distante a 20 Km do Porto Fuy onde é possível ver o esplendor da Selva Patagônica nas duas beiras do Lago Pirehueico.

Uma vez cruzado o lago, nos deparamos com um cais e plataformas de madeira elevadas sobre o bosque. As piscinas são troncos ocos separados uns dos outros em quase 10 metros onde a água se mantém entre 35º aos 40º Celsius.


- Salto Huilo-Huilo e Salto O Puma:

O Salto Huilo-Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes que oferecem vistas espetaculares para cachoeiras e observar rica flora existente dentro da Reserva Biológica Huilo Huilo.

A trilha acompanha o curso do Rio Fuy e passa pelo Salto Huilo-Huilo, uma formosa cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que nos oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação.


Fonte: Reserva Biológica Huilo Huilo