segunda-feira, 29 de julho de 2013

Visitantes de Huilo Huilo podem realizar "tours glaciológicos" neste inverno


Neste inverno, turistas que visitam a Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia chilena, poderão realizar um passeio que irá encantar os amantes das ciências. 

Periodicamente, serão realizados no local os chamados "tours glaciológicos", que, liderados por pesquisadores, irão até uma geleira no topo do vulcão Mocho-Choshuenco (que fica dentro da reserva) para analisar a neve que cobre a área. Essa geleira tem uma área total de 5,9 km² e alimenta o rio Blanco, um dos mais importantes da região.

O objetivo da excursão é verificar se há registros de degelo na área e ver como as condições climáticas da região estão afetando a paisagem e o ecossistema de Huilo Huilo. 

As informações obtidas no passeio são enviadas para o Centro de Estudos Científicos da cidade de Valdivia, um importante centro urbano chileno que fica perto de Huilo Huilo.

Vale ressaltar que o vulcão Mocho-Choshuenco, apesar de ativo, não apresenta erupções desde 1864.

Além disso, os hóspedes da Reserva Biológica podem aproveitar o frio para se divertir com diversos esportes de neve, como esqui, snowboard, trekking na neve, esqui randonnée e passeios em motos de neve. 

Os adultos e as crianças também podem escorregar em um tobogã de neve que proporciona muita adrenalina e diversão. E tudo isso é feito nas escostas do vulcão Mocho-Choshuenco.


Sobre Huilo Huilo

Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo. 

No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.

Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cervja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista. 

Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível.

Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região.


Fonte: Reserva Biológica de Huilo Huilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário