Descubra as maravilhas naturais do Deserto do Atacama


Visando a comodidade e o conforto de seus hóspedes, o Kunza Hotel & Spa realiza diariamente excursões para os pontos turísticos mais famosos do Deserto do Atacama. 

Seus guias altamente treinados e qualificados serão os melhores companheiros de sua viagem, apresentando os ambientes históricos, culturais, climáticos, arqueológicos e a fauna e flora do deserto mais árido do mundo.

Ocupando uma área de aproximadamente mil quilômetros, a região desértica do Atacama, ao contrário do que pode imaginar, apresenta uma riqueza natural inacreditável. 

São cordilheiras e montanhas esculpidas pelo tempo, magníficas formações geológicas, gêiseres com suas colunas de 10 metros de vapor, vulcões, salares, lagoas e rios que proporcionarão experiências únicas para os turistas.

- Conheça abaixo as recomendações das excursões realizadas pelo Kunza:

Valle de la Luna
O Valle de la Luna, localizado em parte da Cordilheira do Sal, é uma antiga e magnífica formação geológica, onde é possível visualizar como a ação da natureza do deserto mais árido do mundo esculpiu as impressionantes formações rochosas. 


Sua paisagem inconfundível, carente de fauna e flora, dá origem ao nome da região, devido à semelhança com a superfície lunar.

Cavernas, dunas e outras formações esculpidas pela ação do tempo formam este cenário, que muda de cor conforme a passagem do dia. Com uma vista privilegiada entre o Salar de Atacama, Andes e a Cordilheira Domeyko, será possível observar o esplendor de cores formado pelo pôr do sol, um dos mais belos do mundo.

Recomendações – utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking) e óculos de sol. Na região os ventos são intensos. A exigência do passeio é baixa e não é necessário passar por período prévio de aclimatação.

Geysers del Tatio :

Ao amanhecer, quando o céu estrelado dá lugar os primeiros raios de sol, começa o passeio ao campo geotérmico conhecido como “El Tatio”. Do solo da região vulcânica surgem grandes colunas de vapor, com aproximadamente 10 metros de altura e alcançando temperatura de 85°C. 

Elas são produzidas no subterrâneo por meio do encontro entre as águas gélidas e as rochas quentes. Para fugir frio, os visitantes são convidados a entrar na piscina termal e relaxar nas águas aquecidas pelo campo geotérmico. 

No final do passeio é realizada uma visita ao povoado Machuca e conhecer a cultura e tradição do povo atacamenho.

Recomendações – devido à altitude da região (4.323 metros) são indicadas algumas medidas prévias, como aclimatação, consumo moderado ou nulo de álcool e refeição leve na noite anterior ao passeio, descanso e boa hidratação. Recomenda-se também utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking) e óculos de sol.
Salar de Tara :

Vulcões, salares e formações rochosas impressionantes fazem parte desta espetacular excursão ao Salar de Tara, região integrante da Reserva Nacional dos Flamingos, localizada a 140 quilômetros de San Pedro do Atacama. É possível observar as encostas de Licancabur e Juriques, seguindo a rota montanhosa que liga o Chile e a Argentina. 

Nesta excursão é possível observar enormes e majestosas formações geológicas conhecidas como “Monjes de la Pakana”, além do vulcão Zapaleri, marcando a fronteira entre o Chile, Argentina e Bolívia. Os visitantes poderão observar dezenas de espécies de animais selvagens inseridos no próprio habitat natural.

Recomendações – devido à altitude da região (4.600 metros) será preciso fazer uma aclimatação prévia. Recomenda-se utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking) e óculos de sol.
Termas de Puritama :

Localizado a uma altitude de 3.580 metros, rodeada por uma vegetação de árvores de pequeno porte, arbustos e cactos e entrecortada por cascatas de águas cristalinas. Está é a paisagem das Termas de Puritama, cujo rio de águas quentes irá proporcionar aos visitantes momentos de relaxamento e revitalização.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking) e de banho e óculos de sol.
Laguna Chaxa :

Este passeio começa partindo do hotel para Toconao, aldeia de origem pré-hispânica, que recepcionará os visitantes no início do percurso até o Salar de Atacama. 

Ao final do percurso entre gigantescas montanhas, ao centro do Salar poderá ser observada a lagoa Chaxa, de água salgada, refletindo como um espelho os tons rosados dos flamingos ao voarem. 

À medida que o fim de tarde avança, pequenos cristais de sal começam a refletir a recém-chegada luz noturna e o céu estrelado.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking). No entardecer os ventos são mais intensos, por isso é necessário utilizar casacos ou jaquetas.
Laguna Cejar e Ojos del Salar :

Localizadas na bacia do Salar de Atacama estão as lagoas de Cejar e Ojos del Salar, cercadas por cristais de sal e cálcio e abastecidos por um complexo de sistema hidrológico. 

As lagoas fazem parte de uma das paisagens mais exuberantes do Deserto do Atacama. 

As águas frias são excelentes para os dias quentes e quem entra poderá flutuar sem o menor esforço, devido à intensa salinidade das lagoas. Além disso, como conta o antigo povo atacamenho, as águas têm propriedades purificantes.

Recomendações - utilizar protetor solar, pois a região apresenta intensa radiação solar.
Valle de sete colores :

A excursão começa na rota 23, que levará ao cruzamento com a estrada Rio Grande, atravessando o deserto até o Vale Matancilla. 

O local combina dois elementos que o torna único no mundo. Primeiro, seus relevos intrincados e imprevisíveis, produto da erosão caprichosa da natureza; depois, a sequência de cores em tons pastéis manchando as colinas. Uma paisagem de tirar o fôlego.

Recomendações - utilizar protetor solar, óculos de sol e chapéu ou boné.
Lagunas Altiplánicas :

Os lagos Miscanti e Miñiques adornam os vulcões de mesmo nome, refletindo todas as manhãs, como espelhos naturais, as magníficas faces rochosas, por vezes cobertas por neve. 

O percurso atravessa altos planaltos andinos e a cidade atacamenha Socaire. É possível encontrar construções típicas e artesanatos tradicionais. 

O caminho prossegue subindo os vulcões até atingir uma altitude de 4.200 metros e chegar à Reserva Nacional dos Flamingos.

Recomendações - utilizar protetor solar, óculos de sol e chapéu ou boné. Por conta da altitude é necessária aclimatação prévia e uma vestimenta adequada para área montanhosa (calças grossas, jaqueta e luvas).
Quebrada de Kari :

O percurso será feito até a Cordilheira de Sal chegando à Quebrada de Kari. Lá haverá uma vista incrível das Cordilheiras, do Salar e dos grandiosos Oasis de San Pedro do Atacama. 

Descendo por um desfiladeiro e passando por uma bela duna chega-se dentro do cânion, onde será possível encontrar incríveis formações rochosas. É uma caminhada realmente incrível, com duração de cerca de duas horas.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).
Caravana Ancestral :

Nesta excursão será possível se conectar ainda mais com a vida no deserto mais árido do mundo, através do contato com a vida pastoreia, caminhando entre as Lhamas e outros animais atacamenhos. 

Dessa forma sua vida se vinculará ainda mais com as tradições ancestrais, além de compreender parte da história do Atacama. Uma experiência única proporcionada pelo Kunza Hotel&Spa.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).
Guatín – Punta del Inca :

Recomendado principalmente para crianças, o passeio começa com um translado de van do hotel até o pequeno povoado de Guatín, um percurso de 35 quilômetros. 

Neste belo local será possível observar a diversificada vegetação nativa da região, principalmente os cactos de mais de 250 anos. Em Guatín os rios Puritama, de águas quentes, e Purifica, de águas frias, se encontram dando origem ao rio Vilama. 

Seguindo pela margem deste rio será feito um trajeto de 5 quilômetros até a Quebrada de Guatín. 

Durante o caminho será possível observar elementos que tornam o deserto uma paisagem única, como os Cardones, cactos verticais com 10 metros de altura, pequenas quedas de águas, capim dos pampas, grande variedade de vegetação de pradaria, pedras vulcânicas, entre outras maravilhas. 

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).
Quebrada de Talabre :

O passeio começa ao sair do hotel, seguindo pelas pequenas ruas rodeadas por muros de argila e barro, que levaram até a estrada principal rodeada pelo majestoso conjunto de montanhas e vulcões da Cordilheira dos Andes. 

Na base do vulcão lascar, ainda ativo, é possível ver a ação da lava formando declives no terreno. 

Seguindo por este belo ponto de Talabre, chega-se até Quezala. Esta paisagem transportará os visitantes por uma viagem no tempo, ao observarem as marcas deixadas pelos indígenas que habitaram a região nas grandes paredes do desfiladeiro.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).
Cavalgada Valle de la Muerte :

Seguindo a antiga rota percorrida por comerciantes e exploradores pela Cordilheira do Sal, esta cavalgada propiciará uma experiência única aos visitantes. 

Saindo do Kunza Hotel & Spa, a cavalaria segue até o Valle de la Muerte, cruzando o leito do rio San Pedro, por uma paisagem espetacular composta de dunas e montanhas esculpidas por cinzas vulcânicas e marcadas pelas águas de um lago antigo.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).
Trek Pucara Cornisas :

Saindo do Hotel em direção a Pucara de Quitor, antiga cidade pré-inca e atacamenha, construída em 900 a.c e dominada pelo conquistador espanhol Fernando de Aguirre, em 1535. 

Do topo de suas ruínas é possível observar a vastidão deserto e em seguida prosseguir de van até o Valle de Catarpe, onde inicia-se uma caminhada de aproximadamente duas horas e meia contornando a Cordilheira do Sal até terminar a jornada descendo uma duna gigante de 300 metros no Valle de la Muerte.

Recomendações - utilizar protetor solar, roupas adequadas (como calça, jaqueta e tênis para trekking).

Após um dia de passeios percorrendo o Deserto do Atacama o Kunza Hotel&Spa propicia aos seus hóspedes momentos relaxantes que irão revitalizar o corpo e a mente. Em seu Spa, ocupando uma área de 500 metros quadrados do hotel, são oferecidas massagens terapêuticas e tratamentos faciais e corporais revigorantes. Os valores não estão inclusos no preço da reserva.
Massagem relaxante :

Combinação de técnicas manuais, suaves e superficiais que ajudarão o corpo relaxar, proporcionando bem estar. Nesta massagem são utilizados óleos essenciais, que propiciarão um estado de harmonia.


Massagem com pedras vulcânicas :

Massagem de relaxamento em que são utilizadas pedras vulcânicas quentes e aromas essenciais, focando os pontos energéticos e as zonas de tensão muscular. Isto proporciona equilíbrio e um estado de relaxamento profundo para todo o corpo.
Sobre o Kunza Hotel & Spa : 

Localizado em uma das paisagens mais exuberantes do Chile, o Deserto do Atacama, o Kunza Hotel & Spa é um empreendimento cinco estrelas, construído em uma área de 5.600 metros quadrados. 

As instalações do hotel integram-se à natureza rústica do deserto mais árido do mundo de forma acolhedora. 

O Kunza possuiu 60 quartos, com 52 metros quadrados cada, ambientados com uma decoração mística típica do povo atacamenho. 

Dentre os serviços oferecidos estão: spa, restaurante Oasis, bar, centro de convenção, piscinas e jacuzzis, traslados (aeroporto/hotel/aeroporto), business center, acesso gratuito à internet nas área comuns e nos quartos e excursões aos principais pontos turísticos do deserto.



Fonte: Katia Amorim