Especialista dá dicas para acertar na contratação de funcionário




Sua empresa cresceu e você precisa de novos colaboradores? Se a contratação será feita diretamente pela corporação, sem auxílio de uma consultoria, alguns cuidados precisam ser tomados.

E, justamente para aumentar as chances de sucesso na escolha, o especialista Fernando Montero Capella, da Capella RH, dá abaixo algumas dicas importantes.

O processo – Estipule um prazo para todas as etapas. Atente-se para não ser muito curto, o que poderia apressar a escolha e, com isso, fazer uma contratação equivocada.

Divulgação clara – Na descrição da vaga, informe todas as tarefas de forma detalhada, diminuindo, assim, as chances de receber currículos sem o perfil desejado.

Perfil – Estabeleça critérios de exclusão, como formação acadêmica, experiência profissional e características pessoais.

Referências – Principalmente para cargos administrativos, que exigem mais confiança, é bom checar o histórico do candidato. É melhor do que pôr a empresa em risco.

Fernando Capella alerta ainda para que o recrutador tenha bastante atenção durante a entrevista. “Desconfie de candidatos que demonstram nervosismo excessivo, titubeiam nas respostas e/ou não olham nos olhos.”

E algumas áreas exigem qualificações específicas (e fundamentais), como uma boa comunicação para profissionais de vendas. “Verifique a clareza e se o candidato faz uso de gírias, o que não é bem visto pelo mercado”, finaliza o consultor de RH. 



Enviado por : Fernando Montero Capella -  possui mais de 20 anos de experiência em gerência e direção de Recursos Humanos