Perú se prepara para o maior evento gastronômico da América Latina








O evento mais importante da gastronomia peruana e internacional, já tem data marcada e acontecerá de 06 a 15 de setembro em Lima.



A 6a. edição da Feira Mistura reunirá em 350 estandes, durante 10 dias, os melhores restaurantes do país, expositores agropecuários, lojas de utensílios para a cozinha, comida de todas as regiões do país, foruns, concursos, cursos e a grande novidade deste ano, um encontro internacional de gastronomia com os 20 principais chefs do mundo.

Segundo a organização o objetivo é oferecer pratos tradicionais com a qualidade dos melhores restaurantes do país e a um valor que seja acessível tanto aos peruanos, quanto aos turistas internacionais.

Para ter uma ideia, quem optar por apreciar um delicioso ceviche, ícone da culinária peruana, será necessário desembolsar algo em torno de R$11,00 reais, enquanto que um prato principal poderá ser encontrado por em torno de R$7,00.

Devido a localização escolhida para sediar a 6a Edição da Feira Mistura, a costa verde da cidade de Lima, o evento terá como tema a água e os recursos hidrobiológicos.

Por isso, quem visitar a Feira irá se depará com um imenso aquário de 620m2, mostrando as riquezas do mar peruano.

Outra atração será a presença de 140 estandes com produtores de alimentos locais. A ideia faz parte do plano estratégico da entidade organizadora do evento, a Apega, que aposta nas alianças entre cozinheiros e campesinos como forma de desenvolvimento social sustentável.


Os Prêmios:

O prêmio Rocoto de Oro irá reconhecer o trabalho de quatro pescadores artesanais e de produtores do interior, enquanto que o Prêmio Teresa Izquierdo premiará a trajetória de três “quituteras” de distintos mercados de Lima que se destaquem pela preparação de pratos com insumos marinhos.


Foros de gastronomia:
No auditório “Apega los Foros”, os temas dos debates deste ano serão: “Herdeiros da Cozinha”, “Gastronomia Peruana 2013”, “Coma bem, como saudável, coma comida peruana”, “As pimenteirias, patrimônio cultural do Perú” e “Terraços Andinos, gastronomia e sustentabilidade”.


Os mundos da feira Mistura:
A feira Mistura é considerada única pelo seu perfil de inclusão social, onde todos os níveis da cadeia produtiva gastronomica são convidadas a participar do evento.

E para contemplar da mesma maneira todos os sabores e “atores”, a feira estará dividida em 12 “Mundos”: O Mundo Criollo, O Mundo das Bras, O Mundo dos Ceviches, O Mundo dos Anticuchos, O Mundo Andino, O Mundo Amazônico, O Mundo Chifa e Nickey, o Mundo Norteño, o Mundo Sureño, o Mundo dos Sanguches e o Mundo dos Mundos, além de um “Mundo” dedicado às tabernas e bares, onde poderá ser consumido o pisco.

Haverá também, quiosques com bebidas peruanas como a chica e sucos localizados entre os diversos “Mundo”.


Homenagem ao Mundo dos Pães:

Este ano haverá um tributo aos panadeiros de Lima e região, um total de 50 produtores de pão estarão expondo e interagindo com os vistantes. Na mesma área, será possível visualizar manifestações pelo Ano Internacional da Quinua. Uma típica Praça das Armas de um povoado Andino será montada, juntamente com 10 barracas para a venda do grão.


O Mundo do Café e do Cacau:

Expositores das melhores marcas de chocolates peruanos e a mais importante comunidade produtora de cacau do país estarão no local. E mantendo a tradição dos anos anteriores, o café também terá seu próprio espaço. O Mundo do Café irá trazer para a feira Mistura, uma variedade de grãos das diversas regiões cafeteiras do país.

A organização da feira Mistura está sob a coordenação da Sociedade Peruana de Gastronomia, que surgiu em 2007 com a finalidade de reunir os principais responsáveis pela gastronomia nacional e promover o desenvolvimento, a inclusão e a identidade cultural do Perú através de sua cozinha.



Fonte : Jaqueline Fonseca