Estudante de Pelotas apresenta proposta de Lenha Ecológica

.


Com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de insumo para estabelecimentos que utilizam forno a lenha diariamente, como padarias, supermercados, churrascarias, pizzarias, restaurantes, entre outros, o estudante Márcio Rogério Froner de Oliveira, do curso de Administração (EAD) da Faculdade Anhanguera de Pelotas apresentou uma proposta de negócio para fabricação e comercialização de lenha ecológica a partir da casca de arroz compactada.

O plano de negócio, que traz uma descrição da empresa a ser fundada com definição de missão e valores, equipe de trabalho, estudo de mercado, plano de marketing e planejamento financeiro, foi um dos projetos inscritos na 2ª edição do Concurso da Semana Global do Empreendedorismo – Projeto “Minha Atividade Empreendedora”, onde conquistou o primeiro lugar na avaliação do júri. O concurso é realizado pela Prefeitura de Pelotas em parceria com o Sebrae/RS.

No projeto, o aluno definiu ainda vários benefícios da lenha ecológica para justificar sua ideia, como a sustentabilidade do produto, que é considerado 100% reciclável e pode ser constituído a partir de resíduos vegetais; maior eficiência energética, garantindo melhor desempenho durante a queima nos fornos e lareiras e gerando economia aos donos dos estabelecimentos e a oferta em tamanho padrão para facilitar o transporte e armazenamento do produto.

“A ideia é altamente atrativa, porque possui uma taxa interna de retorno elevada, e na minha avaliação o lucro líquido acumulado se igualaria ao valor do investimento em aproximadamente um ano”, explica o estudante autor do projeto vencedor.

Caso ele decida abrir sua empresa, o aluno contará com o apoio de seus professores da Anhanguera de Pelotas, e também do Sebrae que oferece acompanhamento de consultoria de plano e desempenho do negócio.


Fonte: Tiago Silva