Roteiros de um dia em um carro conversível pela Toscana




Pensando em quem está em na Itália e quer aproveitar uma experiência única na viagem, a Cieli di Toscana passa a oferecer a partir de outubro três diferentes roteiros de um dia com um carro de luxo por cidades que estão entre os melhores destinos da região. 

Ao contratar um dos roteiros, o cliente escolhe um dos modelos de conversível disponível - BMW Z4, Mini Cooper ou BMW Série 3 - que inclui tarifa de quilometragem livre, GPS em português e ainda um guia exclusivo com dicas do que fazer em cada cidade para aproveitar ao máximo o períod de conversível na Toscana.

Idealizada pelo brasileiro Valdelirio Soares, a Cieli di Toscana é uma agência boutique que atua na Itália desde 2000 e oferece aluguel de conversíveis de luxo e assessoramento de viagem. A agência nasceu da paixão de Valdelirio pela Toscana, que mora na região há uma década, e é um pesquisador incasável e apaixonado pelas maravilhas da região. 

"O que queremos proporcionar aos nosso clientes é a experiência única de ver a Toscana a bordo de um conversível: admirar a natureza que explode em vida e cores, o céu límpido da Toscana e o vento no rosto que nos dá a sensação da mais pura liberdade. Viver isso ao lado da pessoa amada, por exemplo, é inesquecível", conclui Valdelirio.


- San Gimignano e Volterra

Para aproveitar a famosa dolce far niente, visitar cidades mediavais e conhecer o famoso artesanato típico

Duas cidades absolutamente imperdíveis, onde se respira história. San Gimignano, a cidade das 15 torres, uma das mais famosas e requisitadas da Toscana, declarada Patrimônio Mundial da Unesco, é um esplêndido exemplo de centro urbano medieval e perfeita para um dolce far niente em alto estilo. 

"Aproximar-se de San Gimignano a bordo de um conversível proporciona uma perspectiva única da cidade das torres e do seu belíssimo entorno”, explica Valdelirio Soares. Entre um passeio e outro, a sugestão é  tomar um gelato da Sorveteria Dondoli, na Piazza Cisterna. 

O local é recebeu diversos prêmos gastrônomicos pelos sorvetes deliciosamente cremosos. Volterra, de origens pré-romanas, nos leva a uma viagem pelo passado, com suas características medievais e renascentistas, além de ruínas romanas e etruscas. 

Tudo acompanhado pelas paisagens e sabores toscanos, além do maravilhoso artesanato em cerâmica e alabastro mundialmente famoso. Para conhecer e adiquirir trabalhos de diversos artesãoes locais, a dica da Cieli di Toscana é estacionar o carro um pouco e visitar a Cooperativa Artieri Alabastro.


- Montalcino e Val D'Orcia




Paisagens de cartão postal e passeio para amantes de vinhos e queijos

"Guiar um conversível pela estrada que liga Monticchiello a Montepulciano é sentir-se parte de um cartão postal da Toscana! As paisagens são aquelas clássicas quando se pensa na Toscana, simplesmente incríveis", conta Valdelirio. 

Paisagens de tirar o fôlego e sabores incríveis é o que não vai faltar nesse roteiro que percorre a região do Val d’Orcia: em Montalcino, o renomado vinho Brunello, para ser degustado em excelentes adegas e lojas de vinho. Esse é um roteiro bastante rico em experiências enogastrônomicas. 

Em Montalcino, sugerimos a Cantina di Montalcino, um adega e vinícola de cooperativa, facilmente identificável pelo seu prédio de aparência moderna, e que oferece uma ótima variedade de vinhos para comprar. 

Em Pienza, o famoso queijo Pecorino, que pode ser apreciado em lojinhas imperdíveis, junto com outros aromas e sabores típicos toscanos... a loja Fattoria Buca Nuova é especializada no queijo famosa da cidade: o Pecorino de Pienza. 

Nessa loja é possível comprar pecorino de todos os tipos e sabores, sempre de altíssima qualidade. Por fim, as vizinhas Monticchiello e Montepulciano, com paisagens de tirar o fôlego, temperadas com muita arte e história.


Chianti e Siena

Onde conhecer os sabores e aromas da Toscana

Siena é uma das cidades mais interessantes da Toscana e a região do Chianti é a proposta para esse roteiro. Para chegar na cidade, é preciso cruzar a região onde se produz um dos vinhos mais emblemáticos da Toscana e da Itália, conhecendo as cidades de Greve in Chianti e Panzano in Chianti. 

Aqui, o foco é o vinho, onde se pode explorar uma das incríveis vinícolas indicadas no guia preparado pela Cieli di Toscana. 

"Percorrer os vinhedos do Chianti a bordo de um conversível é beber com os olhos o vinho da próxima safra”, afirma Valdelirio, que sugere visitar a Academia del Buongusto, na cidade de Panzano. 

“É um lugar simples,mas com charme único, onde o proprietário Stefano Salvadori, vestido de um modo particular, nos guia calmamente por uma viagem pelos sabores e aromas da Toscana” . 

Em Siena, a bela Piazza del Campo, ruas charmosas repletas de lojas, cafés e bares convidam para um passeio, em meio a construções e obras de arte do passado medieval. 

Na cidade, a Cieli di Toscana indica a Taverna di San Giuseppe, restaurante com aparência tipicamente rústica que serve deliciosos pratos da região. A adega merece atenção especial: são mais de 500 rótulos de vinhos.


Fonte: Clarissa Amorim