Descubra as maravilhas naturais do Deserto do Atacama




O lugar, um dos mais visitados do Chile, mistura aventura e contemplação

Ocupando uma área de aproximadamente mil quilômetros, a região desértica do Atacama, ao contrário do que se pode imaginar, apresenta uma riqueza natural inacreditável.

São cordilheiras e montanhas esculpidas pelo tempo, magníficas formações geológicas, gêiseres com suas colunas de 10 metros de vapor, vulcões, salares, lagoas e rios que proporcionarão experiências únicas para os turistas que querem se aventurar e contemplar a natureza.

Visando a comodidade e o conforto de seus hóspedes, o Kunza Hotel & Spa realiza diariamente excursões para os pontos turísticos mais famosos do Deserto do Atacama. 

Seus guias altamente treinados e qualificados serão os melhores companheiros de sua viagem, apresentando os ambientes históricos, culturais, climáticos, arqueológicos e a fauna e flora do deserto mais árido do mundo.

Conheça as recomendações das excursões realizadas pelo Kunza:

- Valle de la Luna

Sua paisagem inconfundível, carente de fauna e flora, dá origem ao nome da região, devido à semelhança com a superfície lunar. 

Cavernas, dunas e outras formações esculpidas pela ação do tempo formam este cenário, que muda de cor conforme a passagem do dia.

- Geysers del Tatio

Ao amanhecer, quando o céu estrelado dá lugar os primeiros raios de sol, começa o passeio ao campo geotérmico conhecido como “El Tatio”. 

Do solo da região vulcânica surgem grandes colunas de vapor, com aproximadamente 10 metros de altura e alcançando temperatura de 85°C. 

Para fugir do frio, os visitantes são convidados a entrar na piscina termal e relaxar nas águas aquecidas pelo campo geotérmico.

- Salar de Tara

Vulcões, salares e formações rochosas impressionantes fazem parte desta espetacular excursão ao Salar de Tara, região integrante da Reserva Nacional dos Flamingos. 

Nesta excursão é possível observar enormes e majestosas formações geológicas conhecidas como “Monjes de la Pakana”, além do vulcão Zapaleri, marcando a fronteira entre o Chile, Argentina e Bolívia.

- Laguna Chaxa

Entre gigantescas montanhas, no centro do Salar de Atacama poderá ser observada a lagoa Chaxa, de água salgada, refletindo como um espelho os tons rosados dos flamingos ao voarem.

- Lagunas Cejar e Ojos del Salar

As lagoas fazem parte de uma das paisagens mais exuberantes do Deserto do Atacama. As águas frias são excelentes para os dias quentes e quem entra poderá flutuar sem o menor esforço, devido à intensa salinidade das lagoas. As águas têm propriedades purificantes.

- Valle de sete colores

O local combina dois elementos que o torna único no mundo: seus relevos intrincados e imprevisíveis, produto da erosão caprichosa da natureza, e a sequência de cores em tons pastéis manchando as colinas.

- Lagunas Altiplánicas

Os lagos Miscanti e Miñiques adornam os vulcões de mesmo nome, refletindo todas as manhãs, como espelhos naturais, as magníficas faces rochosas, por vezes cobertas por neve. O caminho segue até atingir uma altitude de 4.200 metros e chegar à Reserva Nacional dos Flamingos.


- Quebrada de Kari

Vista incrível das Cordilheiras, do Salar e dos grandiosos Oasis de San Pedro do Atacama. Descendo por um desfiladeiro e passando por uma bela duna chega-se dentro do cânion, onde será possível encontrar incríveis formações rochosas

- Guatín – Punta del Inca

Recomendado principalmente para crianças, neste passeio será possível observar a diversificada vegetação da região, principalmente os cactos de mais de 250 anos. 

Os rios Puritama, de águas quentes, e Purifica, de águas frias, se encontram dando origem ao rio Vilama. 

É possível observar elementos que tornam o deserto uma paisagem única, como os Cardones, cactos verticais com 10 metros de altura, pequenas quedas de águas, grande variedade de vegetação de pradaria e pedras vulcânicas.

- Quebrada de Talabre

Na base do vulcão Lascar, ainda ativo, é possível ver a ação da lava formando declives no terreno. Esta paisagem transportará os visitantes por uma viagem no tempo, com as marcas deixadas pelos indígenas que habitaram a região nas grandes paredes do desfiladeiro.

- Cavalgada Valle de la Muerte

Saindo do Kunza Hotel & Spa, a cavalaria segue até o Valle de la Muerte, cruzando o leito do rio San Pedro, por uma paisagem espetacular composta de dunas e montanhas esculpidas por cinzas vulcânicas e marcadas pelas águas de um lago antigo.

- Trekking Pucara Cornisas


O passeio se inicia em Pucara de Quitor, antiga cidade pré-inca e atacamenha, construída em 900 a.c e dominada pelo conquistador espanhol Fernando de Aguirre, em 1535. Do topo de suas ruínas é possível observar a vastidão do deserto. 

Em seguida, uma van segue até o Valle de Catarpe, onde inicia-se uma caminhada de aproximadamente duas horas e meia contornando a Cordilheira do Sal até terminar a jornada descendo uma duna gigante de 300 metros no Valle de la Muerte.


- Depois do passeio, agora é hora de relaxar

Após um dia de passeios percorrendo o Deserto do Atacama o Kunza Hotel&Spa propicia aos seus hóspedes momentos relaxantes que irão revitalizar o corpo e a mente. 

Em seu Spa, ocupando uma área de 500 metros quadrados do hotel, são oferecidas massagens terapêuticas e tratamentos faciais e corporais revigorantes. Os valores não estão inclusos no preço da reserva.

- Massagem relaxante

Combinação de técnicas manuais, suaves e superficiais que ajudarão o corpo relaxar, proporcionando bem estar. Nesta massagem são utilizados óleos essenciais, que propiciarão um estado de harmonia.

- Massagem com pedras vulcânicas

Massagem de relaxamento em que são utilizadas pedras vulcânicas quentes e aromas essenciais, focando os pontos energéticos e as zonas de tensão muscular. Isto proporciona equilíbrio e um estado de relaxamento profundo para todo o corpo.


Fonte :Osmar Maduro