Na hora de viajar, aumenta preferência por carro



34% dos brasileiros preferem automóvel; dado é o maior dos últimos 47 meses

A preferência por viagens de carro atingiu o maior índice dos últimos quatro anos em pesquisa mensal do Ministério do Turismo. Foi o que revelou a edição de novembro/2013 da Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem. 

Em comparação com outubro deste ano, o indicador aumentou de 29% para 34%. 

Em dezembro de 2009, 37% dos brasileiros que pretendiam viajar afirmaram que o carro seria o meio de transporte da próxima viagem.

De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o dado reflete o aumento das viagens de curta duração durante as férias. 

“Os deslocamentos inter-regionais e interestaduais aumentam muito nessa época. Verão e férias escolares, combinados, resultam no período de maior fluxo de turistas do Brasil: os sessenta dias entre o início de dezembro e o fim de janeiro”, explicou. 

Juntos, dezembro e janeiro são responsáveis por mais de 30% das viagens realizadas dentro do país por brasileiros, segundo o Estudo da Demanda Turística Doméstica.

O destino Brasil segue como favorito para 74% dos entrevistados. 

A região Nordeste é a escolhida para 46% dos consultados, e, em segundo lugar, aparece a região Sudeste, com 22% da preferência. 

O sul vem em seguida, citado por 20% dos brasileiros que planejam viajar dentro do país.

“O Brasil é um país que dispõe de uma oferta ampla, com opções para públicos de diferentes perfis, com interesses específicos. 

A sondagem mostra que o turismo de sol e praia ainda é o mais desejado pelo brasileiro, mas temos um amplo terreno para ampliar os ganhos com o turismo”, afirma o ministro Gastão Vieira.


HOSPEDAGEM:

A sondagem mensal também revela escolhas dos turistas na hora de se hospedar. 

Os hotéis lideram a preferência, escolhidos por 51% dos brasileiros que fazem planos de viajar. 

Em segundo lugar, estão as casas de parentes e amigos (38%).

A pesquisa do Ministério do Turismo é realizada mensalmente em sete capitais do país. 

O levantamento mede a intenção de viagem num horizonte de seis meses. 

São ouvidos 2 mil domicílios, por telefone, nas seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

No mês passado, cerca de 32% dos entrevistados afirmaram que pretendiam fazer pelo menos uma viagem entre dezembro de 2013 e maio de 2014.


Fonte:  Ascom/MTur