Sociedade Brasileira de Química cria sessão para a Química Verde





De 27 a 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizará sua 37ª Reunião Anual, em Natal, no Rio Grande do Norte. O tradicional evento científico contará, no próximo ano, com uma novidade importante: a possibilidade de submissão de trabalhos a uma nova sessão, de Química Verde, criada em 2013 sob a coordenação da professora Vânia Gomes Zuin, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Vânia Zuin, que é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Química Verde, Sustentabilidade e Educação, sediado na UFSCar, conta que durante a realização da 4ª Conferência Internacional em Química Verde no Brasil, em agosto do ano passado, percebeu-se uma forte demanda pela criação de um fórum para discussão da Química Verde no âmbito da SBQ.

"A partir daí, as diversas manifestações observadas culminaram em um documento com centenas de assinaturas colhidas na própria Conferência e, também, durante a 36ª Reunião Anual da SBQ, documento este que expressa o objetivo de um coletivo composto, além dos sócios da SBQ, também por outros pesquisadores, estudantes e profissionais da área, do Brasil e do exterior, de criar a sessão de Química Verde na Sociedade.

Eu e o professor Galembeck encaminhamos então nossa proposta à Diretoria e ao Conselho da SBQ em meados deste ano, proposta esta que foi pronta e calorosamente aceita, resultado na criação da sessão sob a nossa coordenação", relata a pesquisadora da UFSCar.

"Dada a emergência da Química Verde no cenário mundial, a participação da SBQ nas instâncias decisórias e políticas, bem como no estabelecimento do diálogo com os setores empresarial e governamental e com diferentes organizações da sociedade, é fundamental para o estabelecimento de diretrizes legitimadas, que possam contribuir para o desenvolvimento do País a partir de processos e produtos verdes mais adequados à nossa realidade", avalia Zuin.

A Química Verde pode, resumidamente, ser descrita como "a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente", como registrado no livro "Química Verde: Fundamentos e Aplicações", publicado em 2009 pela Editora da UFSCar (EdUFSCar), sob organização das professoras Vânia Zuin e Arlene Gonçalves Corrêa, também do Departamento de Química da Universidade.

É considerando essa descrição que Vânia Zuin faz um convite especial aos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para que participem da Reunião Anual da SBQ em 2014. "Essa participação é altamente relevante.

O tema da Química Verde pode ser ampliado para além das áreas de Química e das Engenharias. Se a ideia central é a prevenção da poluição por meio de todo o conhecimento de ponta e demais recursos disponíveis, rumo a alternativas mais verdes e sociosustentáveis, temos vários pesquisadores com proximidade a essas questões, que podem submeter seus trabalhos para apresentação oral e em pôsteres, bem como participar de workshops e das demais atividades programadas no âmbito da sessão de Química Verde da SBQ.

Portanto, fica desde já o convite aos colegas e estudantes para que também participem deste momento histórico da Sociedade", destaca Zuin.

A 37ª Reunião Anual terá como tema "O papel da Química no cenário econômico mundial: competitividade com responsabilidade". O prazo final para submissão de resumos é o dia 3 de fevereiro de 2014.


Mais informações podem ser conferidas no site do evento, em www.sbq.org.br/37ra.