Cristo Redentor ganhará iluminação verde no Dia de São Patrício


A estátua do Rio de Janeiro fará parte das comemorações em homenagem ao padroeiro da Irlanda, ao lado de outros importantes monumentos espalhados pelo mundo

Hoje, 17 de março, a estátua do Cristo Redentor, cartão-postal carioca, trará um pouco da Irlanda para o Rio de Janeiro. 

Como parte das comemorações em homenagem ao santo padroeiro irlandês, São Patrício, o monumento ganhará iluminação especial entre 18h e 22h, na cor verde, que simboliza o país europeu. 

A campanha é promovida pelo órgão oficial de turismo da Irlanda – Tourism Ireland.

Todos os anos, grandes monumentos e locais emblemáticos dos quatro cantos do mundo são coloridos de verde para celebrar a data. 

Em 2014, novos lugares participarão do evento, a exemplo do Castelo da Bela Adormecida na Disneylândia de Paris, a rampa de salto de esqui Holmenkollen, em Oslo, o Taj Mahal Palace Hotel em Mumbai, na Índia, e Petra, na Jordânia – Patrimônio Mundial da UNESCO.

Entre os que já participaram da festa em outros anos e mais uma vez marcam presença estão as Pirâmides de Gizé, a placa de “Bem vindo” em Las Vegas, a casa da Ópera de Sydney, a Torre Inclinada de Pisa, a London Eye e a Table Mountain, na África do Sul. 

Com todos estes prédios e grandes marcos coloridos de verde, poucos lugares do mundo estarão fora das comemorações do Dia de São Patrício.

O Dia de São Patrício é celebrado em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda e comemora a diversidade da cultura e do patrimônio da ilha, assim como a famosa simpatia de seu povo. 

O evento é marcado por desfiles, festivais, festas, confraternizações e pessoas vestidas de verde não só nas cidades e vilas irlandesas, mas em todos os lugares do mundo.

A maior festa, claro, acontece em Dublin, capital do país. Este ano, o festival de quatro dias de duração (entre 14 e 17 de março) contará com talentos irlandeses e internacionais e as ruas da cidade serão tomadas por muita diversão e entretenimento gratuito.


Cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo se consideram irlandesas ou de ascendência irlandesa – e este número aumenta ainda mais no Dia de São Patrício, quando todos participam desta grande festa internacional e se apaixonam pela cultura do país. 

E para os que estiverem no Rio de Janeiro, vale uma visita ao famoso Morro da Urca para tirar fotos do “Cristo irlandês” e conferir os discursos do diretor comercial e de representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Comércio da Irlanda.


Enviado por : Esli Costa