Coach ensina como acertar nas decisões sobre emprego ou carreira

                              

                     

Decisões como trocar de emprego ou continuar no atual ou até mesmo desistir da carreira para começar do zero uma nova trajetória não são fáceis de serem tomadas. 

Até por isso, cada vez mais as pessoas buscam ajuda de especialistas – como coaches – para aumentar as chances de acertar nas escolhas.

A coach executiva e pessoal Bibianna Teodori afirma que há dificuldade de tomar essas decisões sem apoio de outra pessoa porque, sozinhos, não conseguimos definir metas, necessidades nem aspirações. 

De acordo com ela, antes de qualquer atitude é fundamental responder algumas perguntas.

“O trabalho proporciona uma maior oportunidade de atingir suas necessidades pessoais e aspirações ou é uma situação estressante, suportada apenas para ganhar dinheiro suficiente para sobreviver? 

O trabalho é desafiador ou ele sufoca as suas habilidades? 

Você acha que seu talento e suas competências não são reconhecidas ou são desperdiçadas?”, questiona a fundadora da Positive Transformation Coaching.

A especialista diz que muitas vezes o incômodo não está ligado diretamente à empresa na qual trabalha, ao cargo que ocupa ou à profissão. 

“Numa situação hipotética, você, cansado de tanta insatisfação, radicaliza e se demite. Uma semana depois, numa segunda-feira, em casa, percebe que fez uma grande besteira ao pedir as contas. Depois de experimentar a paz por um tempo, se dá conta de que apenas precisava de um período de férias.”

Ainda segundo Bibianna, o profissional deve perguntar a si: “Por que sair da atual empresa?”. 

“Se a resposta estiver ligada à situação atual, você não deve deixar o trabalho. Carreira não é curto prazo, por isso não tome uma decisão às pressas. 

Se depois de um tempo você continuar se sentindo incomodado com o que faz, vá em frente e mude”, explica a coautora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.


Mudança de carreira

Para quem pensa em ingressar em uma nova área, a coach sugere que vislumbre as carreiras nas quais poderia se dar bem e naquelas que não se encaixaria de jeito nenhum. “Se não sabe para aonde ir, aproveite para fazer uma reflexão pessoal. Reflita sobre aquilo que você gosta de fazer, o que lhe dá prazer e imagine-se em diversos cenários.”

“Quando pensam em mudar de carreira, muitas pessoas idealizam a profissão escolhida, como se esse novo trabalho não tivesse desafios. Deve-se pesquisar, conversar com pessoas que trabalham na área que você escolheu. Pergunte sobre os pontos positivos e negativos daquela profissão, o dia a dia, a média salarial, as responsabilidades e as dificuldades. Leia sobre o setor, participe de workshops e palestras sobre o assunto. Você tem que conhecer os pontos positivos, mas também onde o calo aperta”, completa.

Bibianna acredita que desistir de um emprego ou carreira pode não ser o fim, mas um recomeço. “Entretanto, para que seja assim, é preciso muita segurança nas decisões e aprender a dizer ‘não’ para a pessoa que, provavelmente, é a mais exigente: você mesmo.”


Enviado por : Almir Rizzatto