Novo aplicativo auxilia na preservação da bodiversidade



Com o novo Urubu Mobile, os motoristas podem fazer algo além de lamentar quando passarem por um animal morto na estrada. 

O aplicativo, já disponível para celulares e tablets com Android, foi desenvolvido para registrar o incidente e as informações geradas podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação para as espécies afetadas, além de contribuir em projetos de expansão e construção de rodovias e ferrovias.

Patrocinado pela Tetra Pak, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFCA/Funbio, o projeto foi idealizado pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras (MG). 

Para utilizar o sistema, os interessados farão o download no Google Play ou no Portal do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas e se cadastrarão através do próprio Urubu Mobile.

Assim, quando encontrar um animal silvestre atropelado, basta fazer uma foto para que a posição geográfica e a data sejam marcadas automaticamente.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. 

Segundo Alex Bager, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.

De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, este projeto esta alinhado com o compromisso da empresa de conservar a biodiversidade para benefício das gerações presentes e futuras. 

“Disseminando a importância da preservação, podemos evitar extinções, dando às gerações futuras a opção de valorizar e beneficiar-se de um meio ambiente saudável”, afirma Fernando.

Enviado por : Felipe Reis