Aruba além mar: turismo cultural tem atraído mais visitantes à ilha


Que Aruba tem uma das mais belas praias do Caribe, isso não é novidade. Turistas de todo o mundo se rendem aos encantos do mar azul turquesa da ilha e à certeza de que sol ali não vai faltar. 

Mas, Aruba também pode ser surpreendente no além mar. 

Quem decide explorar o outro lado do destino vai encontrar uma amostra dos encantos da cultura arubiana através do Carubbian Festival.

Longe do glamour dos hotéis e resorts ao norte do centro de Oranjestad, San Nicolas, cidade ao sul da ilha, se veste de tradição uma vez por semana. 

É lá que, todas às quintas-feiras, locais e visitantes se reúnem para ver de perto um colorido espetáculo dos encantos culturais de Aruba.

Música ao vivo, espetáculos de dança, exposição de artesanato e gastronomia estão na programação do Carubbian Festival. 

O evento, inclusive, acaba de lançar um novo show, com cerca de uma hora de duração, que conta com danças tradicionais. 

Ao final, o público é surpreendido por batucadas e metais e uma explosão de penas e lantejoulas, em um desfile de Carnaval que convida o público a mover-se pelas ruas de San Nicolas em uma festa seguida por bandas locais.

Na gastronomia, a variedade étnica instiga os paladares. Dentre os destaques estão a culinária jamaicana, com a caldeirada de cabra ao curry; a de Trinidade, com o ‘Pelan’ (arroz integral, frango ervilhas e banana) e o ‘escabeche’ (pé de porco cozido), que pode ser regado com ‘mauby’, uma bebida fermentada a partir da casca da árvore Mauby e condimentado com canela, açúcar e cravo; além da do Mar do Caribe, com os saborosos pratos de peixes frescos.

O Carubbian Festival, inaugurado em junho de 2011, acontece todas às quintas-feiras, na rua principal de San Nicolas, das 18h às 22h. Para os turistas interessados, os pacotes para o evento, que incluem translado de ida e volta, podem ser adquiridos no hotel em que estiver hospedado. 



Enviado por : Kelly Juste  / Fotos : Carubbian Festival