Volta ao mundo ao som de jazz

                       

Enquanto Nova Orleans nos Estados Unidos, mantém sua fama de berço do jazz, outros locais pelo mundo exploram o turismo por meio desse estilo musical. Há milhares de shows com multidões de espectadores durante todo o ano.  

Afinal, são mais de 400 companhias aéreas e 260 mil hotéis ao redor do mundo, onde o jazz estiver certamente a Expedia Brasil também estará. 

Devido ao número cada vez maior de participantes nesses eventos, é importante se programar e não deixar para reservar hospedagem e passagens na última hora. Uma dica é pesquisar na Expedia.com.br.


Um roteiro de norte a sul, de leste a oeste:

A América do Norte pode ser um bom ponto de partida. Nova Orleans, na Luisiana, pioneira em ter o jazz como atrativo turístico, recebe milhares de viajantes que querem conhecer a Bourbon Street e ter a honra de desembarcar no Aeroporto Internacional Louis Armstrong. 

Nessa cidade, o principal encontro dos aficionados por esse ritmo é o New Orleans Jazz & Heritage Festival, que, neste ano, acontece de 25 de abril a 4 de maio. 

Para a edição desse ano, ainda foi anunciada uma novidade: haverá um tributo ao Brasil. Durante a estadia os viajantes podem experimentar o Hurricane, bebida – à base de rum e sucos de frutas - típica da cidade.

Num roteiro bem musical, a próxima parada poderia ser Monterrey, ainda nos Estados Unidos, mas do outro lado, no estado da Califórnia. 

O Monterey Jazz Festival, em sua 57ª edição, é o festival de jazz que há mais tempo continua ativo do mundo, considerando eventos que tiveram edições consecutivas. 

Acontece anualmente na terceira semana de setembro e têm como um dos diretores o ator e cineasta Clint Eastwood. O evento conta com mais de 500 artistas que se apresentam em palcos simultâneos, além de debates, workshops, exibições, comidas típicas e compras.

Seguindo viagem para o Canadá, há o Festival Internacional de Jazz em Montreal; Em Toronto há o Beaches International Jazz Festival e o TD Toronto Jazz Festival.

Todos acontecem entre junho e julho, verão no país. As cidades são separadas por cerca de 500 quilômetros. Caso alugue um carro pela Expedia.com.br, serão mais ou menos seis horas de viagem.

Já para ir para a próxima sugestão, o viajante precisará pesquisar um voo na Expedia.com.br, pelo site ou pelo aplicativo Expedia® Hotels & Flight App. 

Castries, que possui cerca de 60 mil habitantes, é a capital de Santa Lúcia, nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe. 

Lá, o Saint Lucia Jazz & Arts Festival acontece, em maio, com músicos locais e internacionais. Este evento foi criado com o objetivo de prolongar a estadia dos turistas e motivar novos viajantes a conhecerem o local. 

Os atrativos dessa cidade portuária são as belas praias, o mercado local e a mais famosa praça da cidade, Derek Walcott. 

Se quiserem fugir dos pontos turísticos tradicionais, os viajantes podem fazer passeios de helicóptero ou algo mais radical como um voo acrobático com um piloto treinado, em total segurança. 

Se o roteiro para Castries partir de São Paulo, algumas companhias fazem escala em Miami ou Atlanta. Caso vá de Toronto, existem companhias aéreas que fazem voos diretos.


Do lado de lá do Oceano Atlântico

Aqui, a sugestão é atravessar o Oceano Atlântico para ir em busca de mais atrações turísticas envolvendo o jazz. 

O Nice Jazz Festival, que acontece em julho na Riviera Francesa, pode ser a continuação do passeio. 

A mais de 600 km dali, na Suíça, terra dos Alpes, chocolate e, por que não dizer, jazz, o Montreux Jazz Festival é o evento de música mais conhecido do país. 

Para essa cidade, que tem o francês como idioma oficial e que já foi cantada por Deep Purple em Smoke on the water, a música representa muito da cultura local.

O Jazz também está na Ásia. E quem diria que Jacarta, capital da Indonésia, estaria na 10ª edição de seu festival Internacional de Jazz? 

A culinária local é conhecida por seus alimentos crus, frescos e temperos picantes. É um destino interessante para quem gosta de jazz, principalmente porque foge do eixo Estados Unidos e Europa. Assim, pode ser uma boa opção para os viajantes amantes do ritmo.



América do Sul

O roteiro pode continuar por Punta Del Leste, cidade localizada no Uruguai. A cidade é palco do Festival Medio Y Medio - que também dá nome a uma tradicional bebida uruguaia, combinação de espumante doce com vinho branco seco – que acontece durante as noites de verão em clima intimista. 

Com capacidade para apenas 300 pessoas, as atrações se apresentam desde o fim de dezembro até o começo de março. 

A cidade também abriga o Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este. Para conhecê-lo, vá para lá em meados de janeiro.



De volta ao Brasil

Aqui, a maioria dos festivais também nasceu para incrementar o número de turistas nas cidades. 

Os Festivais Internacional de Jazz e Blues em Rio das Ostras, em agosto, e o Bourbon Festival Paraty, em maio, são atrações procuradas pelos fãs do ritmo. 

Ambas as cidades, localizadas no estado do Rio de Janeiro, encantam por suas praias. Há também o Bourbon Street Fest em São Paulo que atrai vários turistas em meados de agosto. 

Como diferencial esse festival possui duas versões: uma paga dentro da casa de shows e uma na rua gratuita.

Enviado por : Guilherme Soares