quarta-feira, 2 de julho de 2014

Festival Internacional de Bonecos



O 26° Festival Internacional de Bonecos encerrou no último domingo, 29 de junho, com um saldo positivo de mais de 40 apresentações realizadas para cerca de 7 mil espectadores entre turistas e comunidade local, que ficaram encantados com grupos bonequeiros vindos de diversos países e cidades brasileiras. A cidade foi invadida por bonecos dos mais variados tamanhos que provocaram encantamento em adultos e crianças com seus espetáculos interativos. 


Após quatro dias de mais de 40 apresentações e 11 grupos bonequeiros, a 26° edição do Festival Internacional de Bonecos de Canela se despede, planejando mudanças para 2015. 

Com atrações brasileiras e internacionais, dois espetáculos destacaram-se na preferência do público,conforme notou o curador do evento, Tiago Melo. 

A montagem peruana Cuentos Pequeños, do grupo Hugo Y Inês, arrebatou adultos e crianças, impressionados com a maestria e delicadeza dos bonequeiros que transformam partes do próprio corpo em personagens impressionantemente reais e humanos, e Emoção Por um Fio!, da trupe paulista Marionetes Guarujá, que empolgou e arrancou gargalhadas quase ininterruptas da platéia.


 “O espetáculo é mais um show de personagens do que uma peça propriamente dita. É muito dinâmico, e isso agradou demais”, comenta Tiago. Ainda passaram pela cidade Alice, do grupo mineiro Giramundo e A lenda do menino da Gralha, dos portugueses do Teatro do Mar, além de dezenas de espetáculos de trupes riograndenses. 

Outro destaque da programação foi o projeto que o curador Tiago Melo havia desenvolvido no ano passado e conseguiu colocar em prática neste ano.

Turmas de crianças e adultos da comunidade canelense que integram as oficinas de bonecos da Fundação Cultural de Canela, feitas com o apoio da Funarte – fundação Nacional de Artes, mostraram em espetáculos adoráveis o resultado de meses de confecção de bonecos, estudos em dramaturgia e manipulação bonequeira, revelando, ali, quem sabe, novos profissionais da arte. 

Nem a chuva nem a cerração tiraram o brilho do Festival de Bonecos, pois as peças que estavam programadas para serem apresentadas na praça central de Canela foram transferidas para o Centro de Eventos da cidade onde o público compareceu em peso. 


Com a edição de 2014 finalizada, já começam os preparativos para o ano que vem, que promete acontecer com surpresas e mudanças: o festival deve ocorrer em setembro, aproveitando a primavera gaúcha e vai ganhar mais dias de programação. 

“Há muitas outras surpresas, mas para contar o resto só ano que vem”, anuncia Tiago. O Festival Internacional de Bonecos deste ano teve a realização da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Canela, patrocínio Zurlo Implementos Rodoviários e apoio Funarte - Fundação Nacional de Arte.


Enviado por : Tábatha Colla

Nenhum comentário:

Postar um comentário