segunda-feira, 14 de julho de 2014

Panamá: ondas do Pacífico e do Atlântico no mesmo dia


Já imaginou acordar e poder escolher entre as ondas do Pacífico ou do Atlântico no mesmo dia? 

O Panamá é um dos poucos países que oferecem esta possibilidade, já que em apenas duas horas é possível atravessar a estreita faixa de terra do país.

A maioria das ondas no Panamá são point breaks, o lado do pacífico quebra em fundo de pedra e o lado do Atlântico em fundo de coral.

A melhor época para surfar o Atlântico é durante a estação seca (dezembro a abril), quando os ventos são terral do lado do Pacífico e o Atlântico recebe bastante swell.

No Pacífico as melhores condições acontecem com a entrada de ondulações de sul, e os melhores meses são os de abril a novembro.

Outra facilidade que garante um rápido acesso aos lugares de surfe são as estradas, consideradas as melhores da América Central, com 4 vias ao longo de todo o país.

O sistema de transporte é bom e acham-se taxistas rapidamente, desde o Aeroporto Internacional de Tocumen.

Entretanto, o ideal é alugar um carro, já que é muito fácil chegar às diferentes praias, com a ajuda de um mapa e perguntando as pessoas nos povoados.


Os lugares para surfar no Oceano Pacífico a oeste da cidade de Panamá são:

- Praia Malibú : está localizada diretamente de frente para o rio, é um lugar de fundo arenoso, que vai da direita à esquerda e quebra melhor com a maré média e baixa.

- El Palmar : está localizada depois do povoado de San Carlos, e tem 3 “breaks”, el frente, la punta y hawaiicito.

- Praia Venao : possui fundo de areia “Beach break” e fica na província de Los Santos. Nesta Praia as ondas se mantém cerca de 3-6 pés durante todo o ano e ocasionalmente podem chegar a medir cerca de 8-10 pés. A Praia Venao se encontra perto do povoado de Pedasí, onde você encontrará diversos hotéis e pensões para hospedar-se.

- Santa Catalina : é a praia mais conhecida por sua onda de classe mundial. Está localizada no golfo de Chiriquí na província de Veraguas. Foi nos anos setenta quando alguns surfistas em busca de ondas descobriram este lugar, lhe convertendo na onda mais famosa de Panamá. Existem hotéis e pensões para se acomodar.Também há residências para alugar.


E se você busca ondas no Caribe, então:

As Ilhas de Bocas Del Toro ao norte, no lado caribenho do Panamá, possui uma variedade de lugares para surfar. As melhores ondas nesta área rolam de dezembro a março, durante a estação seca.

Uma das melhores praias na Ilha Colón é Dumpers, que é um lugar com esquerdas e fundo de recife, com uma queda empinada, túnel grande e viagem curta.

Agilidade e um lugar com esquerdas, direitas e fundo de recife com seções de bons túneis e diversão para bater e fazer manobras aéreas.


Fonte: Renato Carrelas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário