Salesópolis: cidade onde nasce o rio paulista mais famoso



Salesópolis está localizada na região metropolitana de São Paulo, a 117 km da capital. Berço da nascente do Rio Tietê, a pequena cidade esta entre os 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas e tem como principal atrativo o Parque Nascentes do Tietê, uma área de preservação ambiental em meio a Serra do Mar.

O parque possui 1,34 milhão de metros quadrados e recebe visitas diariamente. Os visitantes podem fazer trilhas monitoradas e desfrutar das torneiras que encontram com água direto do rio que ali corre limpo.

Além da nascente, belas cachoeiras, como a do Ponto, a da Porteira Preta e a do Tobogã completam o lazer. 


As barragens, assim como a queda d’agua de 72 metros fazem parte da paisagem da usina, outro atrativo que chama atenção na cidade cercada de muito verde e construções do século 18.


A cidade conta ainda com bons restaurantes como o Senzala, situado em uma construção do século XVIII – uma casa de pau a pique que se tornou museu e lojinha de souvenir. 

O lugar oferece almoço e espaço para eventos. E também espaços para um café colonial ou uma tarde com trilhas e cachoeiras, como o Casarão do Café.

Sem falar nos inúmeros alambiques, que valem um roteiro só para eles. Destacamos o Canabella, com produtos exportados para fora do país, o lugar é considerado um dos mais modernos do Brasil.


Enviado por : Andreia Santos