quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Alentejo, em Portugal, ganha título de Melhor Região Vinícola do Mundo


O Alentejo, em Portugal, foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar numa votação promovida pelo jornal USA TODAY, um dos maiores veículos dos Estados Unidos. 

Entre os 20 candidatos pré-selecionados, escolhidos por Kerry Woorlard e Frank Pulice, dois peritos do setor dos vinhos, o Alentejo era o único representante de Portugal e ultrapassou os votos de renomadas regiões vinhateiras turísticas, como Champanhe, na França, Mendoza, na Argentina ou a Toscana, na Itália.

“Esta intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa é como uma viagem no tempo para os amantes do vinho. O terreno diverso tem olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas. 


A comida no Alentejo é rústica e autêntica, aproveitando ao máximo o estilo de vida agrária na região”, explica o site de turismo do USA TODAY, o 10Best.com, que promoveu esta iniciativa.

Conhecido pelas suas populares votações sobre diversos tópicos relacionados com o mundo das viagens, o 10Best.com considera as praias do Alentejo algumas das “mais belas da Europa”. 


“Vinícolas boutique, hotéis de serviço completo, ótimos restaurantes e, claro, excelentes vinhos proporcionam uma grande experiência de viagem no Alentejo", afirmou a enóloga Kerry Woorlard, que elogiou a qualidade dos produtos alentejanos. 

"O Alentejo é mais conhecido por seus vinhos tintos resistentes feitos de uma combinação única de castas indígenas", disse a especialista. 

"Agora, variedades mais familiares, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, estão sendo produzidos lá também."

Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), afirmou que o reconhecimento “é uma distinção importante para o Alentejo e também para o país, que tem impacto muito positivo no potencial de notoriedade que a região pode obter nos mercados internacionais”. 

Ainda de acordo com ela, “o fato de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou Piemonte vem também dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos”.

O Alentejo é a região líder no mercado português – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados da ACNielsen, que faz estudos de mercado internacionais. 

Os Vinhos do Alentejo reúnem 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21.970 hectares.
Confira a lista de vencedores:

1° - Alentejo, Portugal

2° - Okanagan Valley, British Columbia, Canadá

3° - Maipo, Chile

4° - Marlborough, Nova Zelândia

5° - Croácia

6° - Napa Valley, Califórnia

7° - Toscana, Itália

8° - Oregon, Estados Unidos

9° - Hunter Valley, Austrália

10° - Virginia, Estados Unidos


Enviado por : Natasha Sá Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário