Turismo de bem-estar ganhou espaço na Abav




Visitante pode experimentar os benefícios de massagens e aromaterapias em SPA montado na maior feira de turismo e negócios da América Latina. Cosméticos produzidos por agricultores são distribuídos no local


Descansar e relaxar por alguns minutos recebendo uma massagem terapêutica no corpo ou no rosto, enquanto escuta o canto de pássaros ou da chuva como som ambiente. 

O público da 42ª Abav –Expo Internacional de Turismo pode experimentar todas essas sensações em um SPA no Espaço Vivências.

O objetivo é proporcionar aos visitantes um pouco de relaxamento e tranquilidade, divulgando os destinos turísticos e estabelecimentos que atuam na área do segmento de saúde e bem-estar. 

Estima-se que o Turismo de Saúde movimente US$ 60 bilhões por ano em todo o mundo.

Quatro cabines oferecem diferentes tipos de relaxamentos: massagem rápida, massagem com aromaterapia e massagem. 

As massagens duram em média 10 minutos e são realizadas pelos técnicos de estética e cosmética do Grupo Educacional Hospitalidade, Gestão e Saúde (Hotec). “Mais de 300 atendimentos são feitos diariamente”, disse a professora de estética da Hotec, Juliana Reche.

O expositor da feira Jair Junio, 35 anos, experimentou as massagens corporal e facial. "Foi tão relaxante que até dei uma cochilada", diz. Segundo ele, pelo menos 30 colegas de trabalho já foram ao SPA da feira.

Os visitantes do SPA também recebem como brinde loções hidratantes da linha Talentos do Brasil. São cosméticos à base de mel de abelha, produzidos por cooperativa familiar do Sul do país, apoiada pelo programa Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo. 

Hoje os produtos da cooperativa estão em mais de 20 hotéis espalhados pelo país, como a rede de hotéis Club Med.

A linha de cosméticos respeita os princípios de sustentabilidade, como formulação biodegradável e frascos recicláveis. 

Os produtos valorizam e geram renda para os agricultores, já que 5% do valor das vendas dos cosméticos fica com a Cooperativa Vacariense de Apicultores, fabricante da matéria-prima. 

O programa Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae.


Por Amanda Lavour