Confira 7 cuidados que devem ser tomados ao contratar um seguro viagem

                                                             

Com o fim do ano e o início do período de férias escolares se aproximando, todos só pensam em uma coisa: fazer as malas e realizar a tão esperada viagem. Mas, para não correr o risco de ter esse sonho interrompido por algum imprevisto durante o passeio, a contratação de um seguro viagem é fundamental, especialmente para destinos internacionais.

Segundo dados da Mondial Assistance, empresa líder em seguro viagem, a contratação desse serviço durante o mês de dezembro aumenta 30%, quando comparada à média dos outros meses do ano. Entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração ao contratar esse seguro como, por exemplo, o perfil do segurado, local da viagem e a rede de assistência disponível pela empresa que vendeu o produto.

Para ter uma viagem tranquila, Marcello Addeo, diretor comercial da Mondial, lista abaixo os cuidados a serem tomados ao contratar um seguro viagem:

1.    Avalie qual cobertura é necessária de acordo com o seu perfil
Muitas pessoas ficam na dúvida ao escolherem o valor da cobertura para suas viagens e, com isso, acabam optando pelo pacote básico. Mas a escolha da cobertura deve levar em conta fatores como a idade do viajante, condição de saúde, local visitado e o motivo da viagem. Existem pacotes específicos voltados para gestantes, executivos e até mochileiros e intercambistas, por exemplo. O ideal é sempre procurar uma cobertura que se adeque perfeitamente ao seu perfil e de sua viagem.

2.    Verifique se o seguro-viagem atende às exigências de tratados locais
Algumas regiões pedem um mínimo a ser adquirido na cobertura do seguro. Por exemplo, os países pertencentes ao Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça) pedem a contratação de assistência viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

3.    Confira se o seguro também possui assistência viagem
Caso o pacote contratado também possua assistência-viagem, o viajante pode entrar em contato com a empresa de assistência para que consiga ser atendido na rede de hospitais credenciada, sem ter que fazer o pagamento de seu próprio bolso para depois ser reembolsado no Brasil, já que os valores com despesas médicas no exterior podem ser bastante altos.

4.     Certifique-se dos riscos e sinistros que não estão cobertos
Alguns pacotes podem não incluir a cobertura de doenças pré-existentes, por exemplo. Se o viajante possui alguma doença crônica, é recomendado incluir essa cobertura em seu seguro. Outro risco que nem sempre é adquirido por quem viaja é a cobertura contra o furto de itens da bagagem.

5.    Pergunte quais são as coberturas adicionais disponíveis
Além das despesas médicas, outras coberturas não obrigatórias podem ser importantes para quem está viajando, como extravio ou roubo de bagagem e a cobertura para regresso antecipado, que inclui indenização de despesas não reembolsáveis, caso o segurado tenha que retornar antes do previsto de sua viagem.

6.    Confira a possibilidade de cancelamento prévio sem custos
Caso algum imprevisto ocorra e impeça o segurado de realizar a sua viagem, algumas empresas oferecem a possibilidade de cancelamento prévio, com o ressarcimento do valor pago. Entretanto, é preciso ficar atento ao período máximo para poder cancelar o contrato sem custos adicionais.

7.    Pesquise sobre a empresa que está fornecendo o serviço
Assim como em qualquer outra aquisição importante, devemos ficar atentos ao histórico da empresa que estamos contratando. Verificar as reclamações não resolvidas, a facilidade de contato e acionamento em caso de sinistro e até se o atendimento durante a viagem é feito em português são alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a empresa para adquirir o seu seguro-viagem.


Enviado por : Bruna Souza