Canela dá o tom no outono



Localizada na Serra Gaúcha, Canela fica ainda mais exuberante com a chegada do outono. O colorido das folhas dos plátanos nesta época do ano dão o tom e um toque especial aos pontos turísticos da cidade.

No passeio pelo centro, os jardins de um dos cartões postais da cidade, a Catedral de Pedra, ganham um colorido encantador.

O tom avermelhado do outono embeleza ainda mais o Parque do Caracol, acentuando a imponência de sua Cascata,que, com sua queda de 131 m, é um convite ao ecoturismo.

Tudo isso sem contar no conforto oferecido por sua completa estrutura hoteleira que dispõe de 6.000 leitos, divididos entre hotéis e pousadas que oferecem desdecalefação, piscina térmica, quadra esportiva até lareira, garantindo diversão e lazer.

A vasta opção gastronômica que vai desde o tradicional churrasco gaúcho, galeterias, pizzarias até a comida caseira, oferecida pelos seus mais de 80 restaurantes é mais um atrativo.

E para quem gosta de ir às compras a cidade oferece um comércio diferenciado, dispondo de produtos tipicamente locais com seus diferenciados artigos. O artesanato é outra atração imperdível.

- Eventos:

Canela é conhecida pelos seus traços culturais. Dessa forma, a nova estação também contará com uma programação especial, começando com a Páscoa que, além da bela decoração lúdica que encanta adultos e crianças, trará três espetáculos de cunho religioso e gratuitos que são A Paixão de Cristo, Procissão do Encontro e a novidade deste ano, Tenebrae Ofício de Trevas, estando a cargo da Face Produções.

A Semana do Bebê que acontece tradicionalmente no mês de maio, contará com palestras e ações em benefício da primeira infância, além da decoração especial, que é outro destaque.

A 22ª Feira do Livro Josué Guimarães também será outro ponto forte da programação, oferecendo opções de leitura e lazer para todos os públicos na praça João Corrêa, no centro da cidade.


- Atrativos turísticos:

- Castelinho Caracol: uma das primeiras residências de Canela foi construída entre 1913 e 1915, com sistemas de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. O local abriga um museu com móveis e untensílios deixados pela família Franzen, um verdadeiro retorno ao passado. Possui também uma casa de Chá, que serve o mais famoso "Apfelstrudel" da região.

- Parque Laje de Pedra: neste local, passeia-se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante, próximo ao Hotel Laje de Pedra, observa-se um horizonte de montanhas e vales.


- Central de informações turisticas: está localizada no antigo prédio da Estação Ferroviária de Canela juntamente com a Casa Do Artesão. 

- Parque das Sequoias: O parque é uma coleção de árvores, em especial as coníferas. Em Trilhas para caminhadas você vai ver as sequoias, espécie de árvore mais alta do mundo e a Ginkgo biloba, espécie mais antiga sobre o planeta. Além de outras variedades de pinus, ciprestes, araucárias, xaxins e erva mate. Venha conhecer este museu a céu aberto.

- Parque do Pinheiro Grosso: é a maior e mais antiga Araucária do Mundo, preexistente ao descobrimento do Brasil. Um Fóssil vivo ainda produzindo sementes de pinho. Araucária com mais de 700 anos, precisando 12 pessoas para abraçar.

- Parque da Cachoeira:  é uma reserva ecológica e área de preservação ambiental, licenciada pela FEPAM, estando dentro da APP de conservação, o ambiental permanente do Rio Santa Cruz/RS.  
Está situado no encontro dos rios Caí e Santa Cruz onde encontra-se a antiga Ponte de Ferro do Passo do Inferno, local que até hoje é conhecido pelo nome de "Passo do Inferno", por onde as caravanas de viajantes atravessavam o rio Santa Cruz.

- Parque do Palácio: Na frente do palácio das Hortênsias residência de inverno do Governo do Estado, o parque preserva a vegtação nativa e oferece ótimas trilhas. 

- Flâmi Mundo da Vela: são produzidos mais de 400 tipos de velas, feitas artesanalmente há mais de 14 anos. Utilizando uma técnica inédita no Brasil, as velas são esculpidas ao vivo em uma cena que impressiona. Este trabalho, que leva apenas 3 minutos, tem como resultado uma produção criativa e colorida.

- Flor do Vale – Alambique Parque Ecológico: é um dos parques mais lindos de Canela, em uma construção que mistura tradição e modernidade rica em natureza.Venha e confira a produção artesanal de uma das melhores cachaças do Brasil, com uma degustação gratuita. Uma opção saborosa o restaurante com comida caseira feita na hora como na casa da vovó imperdível.

- Caminho das Graças : O trajeto entre o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura reserva um surpresa para os mais atentos: o Caminho das Graças. Várias imagens religiosas, decoradas pessoalmente pelos moradores, estão expostas na frente das casas e servem de fonte de reflexão e oração aos visitantes.



- Vitivinícola Jolimont: Fundada em Canela no ano de 1948 por um francês, que escolheu a região pelo ótimo terroir. A vinícola recebe muitos turistas que somados aos clientes cativos consomem toda a produção notoriamente de alta qualidade. 
As visitas guiadas e gratuitas aliam a belíssima paisagem e uma variada degustação. 

- Cervejaria do Farol: A melhor cerveja artesanal do sul do Brasil.A Cervejaria Farol, pioneira na arte de fazer cerveja mantém o padrão de qualidade da Lei da Pureza Alemã.Atualmente produzindo Pilsen, Weiss e IPA. A próxima Cerveja será uma Mild Ale.

- Parque Estação Verde: Um dos melhores parques de aventura do Brasil. Divirta-se com passeio a cavalo e pônei, tirolesa Superman, escalada, paintball, quadriciclos, rapel, bunguee trampolim, trilhas, tirolesas, pinguelas, minibichos, charretes, Centro de Treinamento, PUB, cafeteria e muito mais. 
                                


- Diversão e adrenalina para todas as idades.

- Museu da Moda: São 2500 m² de área construída, que permitem uma viagem no tempo,contando 4000 anos da história do vestuário feminino. As peças foram construídas conforme a pesquisa da empresária e estilista Milka Wolff e a curadora do Museu Débora Elman. Tanto a tecelagem, o tingimento, assim como a costura das peças da exposição obedecem rigorosamente o período que retratam, assim como os detalhes e os aviamentos.

- Parque do Caracol: a maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 metros, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanatos, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria de 730 degraus que conduz à base da Cascata.

- Parque Terra Mágica Florybal: O primeiro parque temático da região, com mais de 1000 esculturas e incríveis dinossauros animatrônicos. O parque conta com cinema 7D, Vôo do Pterodáctilo, Território dos Dinossauros, Mina de Chocolate, Praça de Alimentação, playground e estacionamento gratuito. 
Venha viver esta emoção no parque Terra Mágica Florybal.                                        
                                   
                                

- Catedral de Pedra: A Catedral Nossa Senhora de Lourdes encontra-se no coração de Canela e sua beleza é grandiosa. Construída em estílo gótico inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos.

- Casa do Artesão: Antigo prédio da Estação Ferroviária de Canela hoje abriga a Casa do Artesão e a Central de Informações Turísticas. Na Casa do Artesão, pode-se apreciar o mais variado artesanato típico de Canela: bonecos, crochê, tecelagem, trabalhos manuais entre outros.

- Mundo a vapor: São réplicas fiéis, em miniatura, de máquinas e sistemas do tempo em que o mundo era movido a vapor. Criadas de forma única e exclusivas pelos irmãos Urbani, totalmente manuais, retratam uma importante parte da história da humanidade. 
O Parque é coberto, possui lojas, foto antiga, café, e oferece um passeio de trem cortesia. 

- Alpen Park: O melhor complexo de aventura, diversão e entretenimento da Serra Gaúcha. Trenó, Tirolesas, Arvorismo, Escalada, Rapel, QuadriIciclos, Alpen Kids, Touro Mecânico, Bungee Trampolim, Simulador Mini Rider, Cinema 4D, Montanha Russa e muito mais. 

- Ecoparque Esperry: no Vale do Quilombo, o Ecoparque é o lugar que inspira caminhadas, contemplação da natureza, energização, boa fotos e uma gastronomia diferenciada. Conta com cenários naturais preservados, centro de interpretação ambiental e o restaurante BergaMotta, que serve almoço nos finais de semana. 

- Vinícola Granja da Tellha: uma vinícola familiar dedicada a elaborar vinhos marcantes com produção limitada. Aberta diariamente com demonstração da produção da UVA até a elaboração do VINHO, seguida por uma degustação de suco de uva, vinhos e graspa feita pelo enólogo responsável. Visitação e degustação gratuita.

- Ferradura:  é o lugar certo para quem vem para Canela em busca de integração com a natureza. O parque possui 3 trilhas ecológicas, com mirantes para o Rio Caí em forma de Ferradura e para a Cascata do Arroio Caçador em um canyon com 400m de profundidade.

- Mundo Gelado : localizado ao lado do Castelinho do Caracol, a nova atração foi idealizada em 2009 tendo como foco um caminho de originalidade da região inspirados em alguns parques e hotéis de gelo existentes em outras partes do planeta. 
O local conta com uma unidade de resfriamento de ar que simula o ambiente gelado, com temperatura e umidade controlada. O gelo e a neve são produzidos lá mesmo, exigindo do visitante a utilização de
vestimentas adequadas, que são fornecidas pelo parque. 


- Parques da Serra – Bondinhos Áereos: belíssimas paisagens de montanhas e vales, fauna e flora rica e diversificada, arte e tecnologia de ponta. O complexo turístico Parques da Serra reúne tudo isso em um grande empreendimento formado por três estações. Interligadas por modernos bondinhos aéreos (teleférico) de tecnologia suíça, as Estações Central, Animal e Cascata permitem ao visitante contemplar a bela Cascata do Caracol e a exuberante natureza deste vale por um ângulo privilegiado.


Enviado por : Comunicação Social de Canela / Fotos:Ricardo Varela