Dia Nacional do Artesão será comemorado na 9ª Rio Artes Manuais



Maior feira de capacitação em artesanato do estado e uma das maiores do Brasil, a 9ª Rio Artes Manuais entra no clima de celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

O evento, que acontece de 18 a 22 de março no Centro de Convenções Sul América, será integralmente dedicado às oportunidades de trabalho e geração de renda a partir do mercado de festas.

Para completar o clima festivo, na quinta, 19 de março, a feira comemora o Dia Nacional do Artesão, data anual criada para homenagear os adeptos das artes manuais.

Em uma área de 6 mil m², a feira terá 50 estandes de expositores das principais marcas e indústrias do segmento de artesanato no Brasil, que oferecem cursos gratuitos e apresentam os produtos em lançamento.

A estimativa dos organizadores é de um público de 25 mil pessoas de quarta a domingo, contingente 25% maior que o do ano passado.

“Mais do que comemorar os 450 anos do Rio, vamos mostrar que o mercado de festas é mais um nicho para a expansão do trabalho dos artesãos”, afirma Roberto Santos, coordenador da Rio Artes Manuais.

“As pessoas querem dar um toque personalizado, único, desde a decoração até as lembrancinhas para os convidados, seja em casamentos, aniversários infantis ou de 15 anos. E isso gera novas oportunidades de negócios”, completa o executivo.

A Rio Artes Manuais terá mais de 25 mil vagas gratuitas em aulas demonstrativas e práticas de técnicas artesanais, nos níveis básico e avançado.

Entre os cursos disponíveis estão os de crochê, macramê, bordado em tecido e em pedraria, pintura (em tecido, caixa de madeixa, cerâmica), biscuit, fitas decorativas, decupagem em chinelo e em madeira, bijuteria, patchwork, pátina, cartonagem, flores, boneca de EVA, feltro, entre outros.

“Diferente de uma feira de negócios, a Rio Artes Manuais tem como foco a capacitação e qualificação dos artesãos, e oferece também consultoria sobre empreendedorismo e para formalização de seus pequenos negócios”, explica Roberto Santos, coordenador geral da feira.

A Rio Artes Manuais terá ainda a Praça do Artesão, espaço em que microempreendedores individuais expõem e vendem suas criações. Artesãos do projeto Rio Eco Sol, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio, e do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro também venderão produtos, oriundos de ateliês localizados em áreas carentes da cidade (no caso do projeto da Prefeitura) e do artesanato típico das oito regiões do estado.
                             










Aulas “faça e leve” :

As aulas serão dadas nos estandes dos expositores. O visitante adquire o ingresso por R$ 15,00 (R$ 7,50 para estudantes e idosos acima de 65 anos) e, uma vez dentro da feira, pode se inscrever em quantas aulas quiser, sem pagamento adicional.

O sistema dos cursos é “faça e leve”, ou seja, além do material e da aula serem gratuitos, o aluno leva para casa a peça que aprendeu a fazer. Os horários variam com o estande e as inscrições são feitas apenas na hora, de acordo com o número de vagas e ordem de chegada.


Serviço :

- 9ª Rio Artes Manuais

- Data: 18 a 22 de março

- Local: Centro de Convenções SulAmérica - Avenida Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Rio de Janeiro

- Horário: 10h às 19h




Fonte: Jean Claudio Santana