A cidade mágica de San Miguel de Allende





Essa cidade para lá de especial no interior do Estado de Guanajuato, no México, reserva encantos capazes de despertar o interesse em visitá-la e revisitá-la diversas vezes. San Miguel de Allende é conhecida por seu estado de conservação e autenticidade. 

Sua diversidade cultural, prédios e monumentos de grande importância histórica e sua relevância durante a luta do México para a independência da Espanha fez com que, recentemente, fosse nomeada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além disso, San Miguel de Allende é considerada um "Pueblo Mágico". Se está achando que é porque existe algo de paranormal por ali, ledo engano. A magia aqui é outra: manter suas raízes culturais. 

 Conseguir tal classificação não é algo simples; é necessário preencher uma série de requisitos, como possuir atrativos turísticos singulares, que a diferencie de outras localidades do país, por exemplo.


Um giro por San Miguel de Allende:
                   

San Miguel de Allende convida para longos passeios. Caminhar pelas ruas estreitas da cidade admirando a arquitetura colonial, os casarões, as belas igrejas e as casinhas coloridas em tons quentes, como marrom, vermelho e amarelo, é de deixar qualquer um encantado. 

Só não esqueça de levar sapatos confortáveis, porque as ruas são de pedras. A dica para começar esse tour é pela praça El Jardim Principal, o coração da cidade.

O local, não raramente, é palco de apresentações musicais e encontros entre os moradores. A praça conta com wi-fi, então, para os que não desgrudam das redes sociais, é possível compartilhar as belezas do lugar em tempo real.

Ao norte, você poderá conhecer o prédio do governo municipal, onde há um escritório de informações turísticas. Ali, você pode obter um mapa gratuito da cidade e informações sobre os próximos eventos. 

Na direção leste há edifícios antigos, cafés e restaurantes. Ao sul o visitante pode conhecer a Paróquia de São Miguel Arcanjo, um ícone da cidade. A fachada neogótica e de tom "rosa empoeirado" é única no México. 

 A igreja foi construída no século XVII, mas a fachada foi atualizada no século XIX pelo autodidata e arquiteto indígena Zeferino Gutierrez, tendo como inspiração os cartões-postais de igrejas góticas de toda a Europa.

San Miguel é uma cidade repleta de jardins, embora a maioria deles não sejam tão visíveis. Caminhando pela cidade você irá vislumbrar um mundo completamente diferente, que se torna cada vez mais interessante a medida que você vai conhecendo o interior de pátios repleto de flores coloridas.

Vá conhecer a Plaza de Toros San Miguel, que foi construída na década de 1950 e pode acomodar mais de 3 mil espectadores. Siga até o Paseo del Chorro, uma nascente que foi usada originalmente por tribos indígenas locais antes de ser descoberta pelos espanhóis no século 16. Hoje, o local é um parque tranquilo e com bastante sombra. 

Perto dali está o Parque Juarez, um espaço com fontes, pontes e trilhas, além de um parque infantil e uma grande área verde - perfeito para tomar um sorvete sentado em um banquinho de ferro forjado apreciando a paisagem.

Outro lugar fantástico para se conhecer por lá é a La Gruta - um complexo subterrâneo de águas mornas com alto teor de minerais que vão revitalizar sua energia. Ao longo da caverna as águas correm entre quartzo de rochas a 25ºC e vai esfriando a medida que se aproxima da parte externa. Inclusive, o local rende fotos magníficas de pôr do sol.

Em junho, vale muito a pena conhecer "La Fiesta de los Locos" (O Festival dos Loucos), que acontece todos os anos. É uma espécie de desfile carnavalesco com pessoas vestindo fantasias e trajes inusitados, dançando e cantando pelas ruas, atirando doces para os espectadores. Há desfiles de carros alegóricos e música ao vivo para completar a atmosfera festiva. 

O evento é realizado como parte da celebração do dia de Santo Antônio de Pádua e acabou sendo combinado com a festa de São Pascal de Bailon. Espere muita bobagem, música alta e risadas. A festa continua à noite com fogos de artifício. Coloque uma máscara e entre na diversão!


Circuito do vinho para os enólogos de plantão:
                      

San Miguel de Allende é o ponto de partida para começar o circuito do vinho e descobrir como a bebida da região ganhou status de requinte e vieses culturais.

O passeio tem início na Vega Manchon, conhecida pelo famoso vinho Cuna de Tierra. Dedique um tempo para caminhar entre as plantações de uvas e descubra curiosidades sobre os diferentes tipos da fruta. 

 Depois da visita na adega é possível participar de uma degustação de vinhos e adquirir produtos gourmet e de artesanato. Se tiver a oportunidade, não perca o incrível pôr do sol no vinhedo.

Sua próxima parada será no Rancho Santa Gloria, um oásis de criatividade e arquitetura que redescobre as técnicas de vinificação dos antigos romanos. 

Aqui, você terá a chance de provar um vinho artesanal com uvas Montepulciano, Tempranillo e Grenache. A fazenda está situada a 7,5 km ao longo da San Miguel de Allende - rodovia Queretaro.

Por fim, visite a Vinicola Toyan - uma adega construída a 25 metros de profundidade. Diz-se que os meteoritos que estão em exposição logo na entrada melhoram as propriedades orgânicas do vinho. 

No caminho até chegar ao estoque de vinhos, você irá passar por um corredor com 24 monges esculpidos em pedras, iluminados por luzes azul e violeta, com o objetivo de proporcionar um equilíbrio entre as vibrações da terra. Termine o passeio desfrutando de uma refeição orgânica acompanhada de uma boa taça de vinho


Compras? Me gusta:


Se você é dessas pessoas que quando viaja quer comprar tudo e mais um pouco, prepare o bolso! San Miguel de Allende é um destino de compras mundial, com lojas e galerias especializadas que oferecem produtos locais e também provenientes de outras áreas do México. O artesanato regional inclui trabalhos em metal, papel machê, vidro soprado, vitrais de cerâmica e móveis.

Andando pelas ruas da cidade, vai ser praticamente impossível resistir a uma comprinha ou outra, e uma luta para não entrar nas lojas boutique. 

Zocalo, La Calaca e Tesoros são boutiques especializadas em arte popular mexicana, mas você vai se deparar com muitos outras pelo caminho.

As melhores ofertas de artesanato você poderá encontrar no mercado Ignácio Ramírez. Esse mercado ocupa três quarteirões da cidade e está cheia de barracas que vendem produtos regionais. Não seja tímido para negociar, porque isso é parte da diversão!


A partir do centro, após uma pequena caminhada de 10 minutos rumo ao norte, é possível avistar uma antiga fábrica têxtil, datada do século 19, que foi convertida em um polo de artes e design. 

Chamada Fabrica La Aurora, o local conta com estúdios de artistas e galerias, móveis e lojas de design de interiores. Vários dos artistas que têm estúdios na fábrica oferecem aulas de arte. Há também cafés e restaurantes, por isso, se estiver cansado, dá para fazer uma pausa até que você esteja pronto para continuar as compras.


Gastronomia:

San Miguel de Allende é o lugar perfeito para aflorar o chef que há em você. Os viajantes que querem ir além da mesa de jantar podem fazê-lo inscrevendo-se em aulas de culinária. 

Uma opção é o Sazon do Casa de Sierra Nevada Hotel. A proposta é uma atividade dividida em quatro partes: comprar os alimentos a serem preparados, cozinhar, fazer a apresentação do prato e, por fim, a degustação.

Quem abre mão de se aventurar na cozinha pode desfrutar de jantares incríveis em San Miguel. A gastronomia da cidade ganhou influência das vizinhas Guanajuato, Zacatecas e Queretaro, e conta com chefs de renome internacional que transformaram o destino em um paraíso gastronômico com criações deliciosas.

Para provar uma comida mexicana com toque internacional prove o Pato de Pequim com abacaxi caramelizado e aspargos. Aproveite a atmosfera colonial do restaurante enquanto saboreia a sobremesa: churros espanhóis recheados com creme xtabentun e polvilhado com canela.

Não deixe San Miguel de Allende sem provar os famosos tumbagones - um rolinho doce feito de farinha de trigo e coberto por açúcar, fácil de encontrar a venda no centro da cidade.



Comida Natureba:

San Miguel de Allende valoriza muito a experiência gastronômica. Tanto que não é à toa que os restaurantes locais oferecem saladas e pratos preparados com produtos orgânicos, cultivados em suas próprias hortas. 

Os "telhados verdes" têm se tornado cada vez mais comuns para os habitantes locais, que plantam legumes e pequenas árvores frutíferas para consumo próprio e para trocar com os conhecidos, transformando a atividade em algo sustentável.

É muito fácil encontrar informação sobre o assunto. Uma opção é a Via Orgânica, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da boa nutrição através da agricultura orgânica, comércio justo, estilo de vida saudável e sustentabilidade do planeta. 

A ONG conta um espaço para a agricultura orgânica em pequena escala, onde as diferentes técnicas de plantio e cultivo são desenvolvidas com o objetivo de capacitar aqueles que desejam começar uma horta em casa.

Desde 2010, todos os sábados, o Tianguis Orgânico (mercado ao ar livre), é realizado no Parque Juarez, bem no coração de San Miguel de Allende. Aqui, em uma nuvem de deliciosos aromas, cores e texturas, os agricultores vêm vender suas colheitas e outros produtos de natureza orgânica como pães, queijos, chocolates, mel, tortillas e café.

Em San Miguel, e ao longo de todo o México, há uma tendência crescente para terapias de cura alternativas, como a aroma terapia e a utilização de produtos de beleza naturais. O solo e o clima de Guanajuato são propícios para o cultivo de flores de lavanda, que precisam de muito sol, pouca água e não precisam de fertilizantes. 

Para a ONG, é extremamente importante enfatizar o significado da palavra "natural", já que muitas marcas a utilizam apenas como uma estratégia de marketing. Por isso, eles mesmos definem seus produtos como sendo 100% naturais. Não há ingredientes sintéticos ou industrializados nos alimentos produzidos.


Hospedagem: a hora do merecido descanso


Aqui o bom descanso é garantido. Os diversos hotéis boutique da cidade são perfeitos para mimar convidados e até mesmo animais de estimação. Os hotéis de luxo em San Miguel são relativamente pequenos, mas não deixam de exalar ares de requinte. Mas não se preocupe, no centro da cidade há opções para todos os bolsos.

Quem prefere uma hospedagem que possa oferecer bastante contato com a natureza, a melhor opção é o Hotel Nirvana. Aqui, você vai encontrar uma abundância de alimentos orgânicos - o menu deste lugar salta da horta para o seu prato. 


A área de lazer conta com piscinas de águas termais disponível dia e noite. Na hora de relaxar, conte com massagens no spa localizado de frente para um lindo bosque.

Outra boa opção no centro da cidade é o Hotel Dos Casas, um conceito que combina todos os luxos de um hotel boutique com a sensação de estar em sua própria casa. 


A mordomia é garantida: aqui você pode assistir seu programa favorito enquanto relaxa na banheira; ou pode solicitar um jantar romântico em um terraço privativo, com direito a jacuzzi e uma bela vista.

Na cozinha, o chef vai perguntar o que você gosta de comer no café da manhã, almoço ou jantar, e ele não só vai agradá-lo, mas irá surpreendê-lo com algumas de suas criações. Se você quiser conhecer a cozinha, observar o preparo dos alimentos e comer por lá mesmo, está liberado! Basta fazer a solicitação.

Você vai encontrar o lado mais glamouroso de San Miguel no Rosewood Hotel. Seus 67 apartamentos construídos no estilo barroco contam com uma charmosa sala-de-estar e teto com vigas de madeira fornecidos pelas mãos dos melhores artesãos mexicanos. 


Em algumas suítes você terá disponível um terraço, do qual poderá desfrutar de um jardim privado ou da linda vista da cidade mágica de San Miguel de Allende.


Fonte: Thaiane Nogueira