Exposição inédita mostra o olhar de diversos animais selvagens




Estreia, no dia 10 de abril no Parque Prefeito Celso Daniel, em Santo André, a exposição inédita "Olhar Selvagem". São 40 imagens que trazem a surpreendente conexão entre os animais selvagens fotografados e o espectador. 

O fotógrafo Cristian Dimitrius, que tem mais de uma década de experiência, interagiu durante anos com a vida selvagem, e, durante este tempo, ele registrou, com suas câmeras, diversos animais em seu habitat natural. 

Cristian pode observar a questão da preservação da natureza em seus muitos ecossistemas. Além da exposição, que é gratuita, haverá oficinas para crianças de 5 a 10 anos, com monitores especializados.

Realizada pela Cultura Sustentável, com o apoio da Cristian Dimitrius Produções, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC e da Prefeitura de Santo André, a exposição fica no local até o dia 11 de maio e, em seguida, partirá para Campinas, no interior de São Paulo. O projeto passará ainda por São Paulo e Indaiatuba. 

"A intensidade dos olhares destes animais, refletem a forma única com que cada espécie se comunica. A posição dos olhos e o olhar direto para a câmera podem trazer a sensação de que o animal esta olhando o observador de volta", afirma Cristian. De acordo com ele, no entanto, esta sensação pode mudar de acordo com quem observa. 

"Para alguns observadores, o olhar pode parecer um pedido de socorro, outros podem ser entendidos apenas como o olhar curioso do animal diante das lentes", completa.

Para a diretora da Cultura Sustentável, Ana Carolina Xavier, as fotos da exposição são, sem dúvida, um espetáculo à parte. "Queremos compartilhar essa riqueza de informações sobre a fauna de diferentes regiões do nosso planeta. Acreditamos que para preservar é preciso conhecer", declara Ana Carolina.

- Oficina:
                                                               
Além da exposição, haverá uma oficina cultural com uma hora de duração no período da manhã e no período da tarde. 

A atividade contará monitores que levarão as crianças de 5 a 10 anos para conhecerem a exposição e, em seguida, farão ecobags com os temas propostos e com jogos da memória, tudo para enfatizar a temática que as crianças acabaram de conhecer na exposição. Cada criança poderá levar para casa uma ecobag. 

"Ao proporcionarmos experiências lúdicas para as crianças, despertamos nelas o interesse por exposições e o conhecimento sobre alguns dos animais mais enigmáticos que existem pelo mundo afora", comenta Ana Carolina. 

- Serviço:

- Exposição Olhar Selvagem

- Data: de 10 de abril de 2015 a 11 de maio de 2015

- Local: Parque Celso Daniel - Av. Dom Pedro II, 940 - Jardim - Santo André/SP

- Horário: diariamente, das 6h às 22h


Fonte: Cultura Sustentável