Experiência internacional inspira brasileiros a explorar diferentes destinos e culturas


Mais de 12% dos imigrantes na Irlanda são brasileiros e a escolha pelo país tem influência da proximidade com diversos destinos turísticos

A Irlanda tem conquistado brasileiros quando o assunto é intercâmbio. Na imigração, é uma das seis nacionalidades de fora da Europa que mais procurou o país em 2014 – representando 12% do total de estrangeiros. Uma pesquisa feita pela escola de idioma em Dublin, Seda College, mostrou que a proximidade da Irlanda com os demais países europeus é um dos motivos da atração de intercambistas pelo destino, são pessoas que têm como objetivo aprender um novo idioma e viajar. 

O carioca Bruno Barbalho Oliveira avaliou estrategicamente a Irlanda antes de escolher onde estudaria inglês. Além de o custo de vida ser mais barato em comparação com os Estados Unidos e o Canadá, ele considerou a oportunidade de explorar novos destinos. Há um ano e meio no país, já visitou quase toda a Irlanda e Irlanda do Norte, a Escócia, o País de Gales, a Noruega e, recentemente esteve em Marrocos. 

Essa última aventura ele fez com a própria escola onde estuda inglês. “As viagens são oportunidades para praticar inglês, ter novas experiências, conhecer novas culturas e pessoas”, conta ele que já planeja passar pela Inglaterra, Suécia e Egito nos próximos meses.

Sabendo da importância da viagem para que o tempo no exterior seja mais rico e produtivo, a Seda College organiza com seus alunos passeios por roteiros bem diferenciados. 

A ideia de oferecer viagens para os estudantes de inglês surgiu de um intercambista que já rodou mais de 20 países e hoje trabalha na escola. 

“As pessoas vêm a Dublin com o sonho de conhecer a Europa pela facilidade de já estarem aqui, mas não sabem por onde começar - compra de passagens aéreas, escolha do aeroporto, hospedagem e tudo o que inclui um passeio. Assim, incluímos a viagem como atividade extracurricular para oferecer aos nossos alunos mais do que um curso de inglês, mas experiência de vida”, afirma Tiago Santos, atualmente, agente de marketing internacional da Seda College.


Roteiros :

Os destinos são escolhidos de acordo com o interesse dos alunos. Apesar de ser um diferencial para os estudantes, pessoas interessadas em fazer parte do grupo podem entrar em contato com a escola. Todas as viagens são programadas com pelo menos dois meses de antecedência, para que as passagens possam ser compradas com preços melhores e tudo organizado da melhor maneira.

“Nós já fomos conhecer a Polônia e praticar snowboard. A experiência de ver muita neve, e o esporte em si, era o sonho de muitos brasileiros. Nessa viagem, tivemos um grupo de 36 pessoas e todos ficaram encantado com o país”, conta Tiago. 

Quem participou dessa programação foi a intercambista Ariadne Conde Sakamoto. Para ela, viajar é a oportunidade de conhecer culinárias diferentes, escutar outros idiomas, mergulhar na história e explorar costumes locais. 

“Descobri que na Polônia é possível esquiar sem gastar muito e o mais incrível foi poder compartilhar dificuldades e alegrias desse momento com o pessoal da viagem. Certamente, o apoio que recebi fez com que eu não desistisse no começo e pudesse descobrir uma nova paixão em minha vida”, afirma.

A mais recente viagem dos intercambistas foi para Marrocos. O passeio incluiu no roteiro visita a Marrakech, ao deserto do Saara e inúmeras atividades para explorar a cultura local. 

“Nós conseguimos organizar passeios com camelo, dormimos uma noite no meio do deserto com os nativos e aprendemos muito sobre a história do pais. Fomos em um grupo de 24 pessoas. A experiência foi tão satisfatória que estamos programando outra viagem para Marrocos em agosto”, reforça Tiago.

Todas as viagens são feitas com guias locais para que os intercambistas sejam orientados e conheçam mais a história e os costumes do país. Uma das vantagens da viagem em grupo escolar é o desconto na acomodação e demais serviços. 


Fonte: Marciéli Palhano