O que os avaliadores esperam no speaking do TOEFL IBT?

                 

Para muitas pessoas, estudar fora do país é um sonho, especialmente se for para fazer um curso de graduação ou pós-graduação. Entretanto, a maioria das universidades exige que os candidatos tenham exames de proficiência na língua do país de destino. 

Um dos exames mais bem recebidos no mundo é o TOEFL, dos Estados Unidos, uma prova de inglês aceita em 9.000 instituições, em 130 países diferentes.

Essa prova testa as quatro áreas do conhecimento: fala (speaking), escuta (listening), leitura (reading) e escrita (writing). Existem dois tipos de exames: o TOEFL IBT, que é realizado via internet, e o TOEFL ITP, feito de maneira tradicional, no papel impresso, sem speaking e writing.

Segundo Fernanda Frattarola, fundadora da plataforma Passe no TOEFL, que dá aulas online para quem quer passar nos exames, a prova do speaking é composta por seis perguntas. 

"As duas primeiras perguntas são independentes, ou seja, não dependem de nenhum texto ou suporte para que sejam respondidas. Elas dependem, somente, da opinião e experiência de vida do candidato que deve fazer a argumentação adequada", conta. 

Por exemplo, se a pergunta for algo como "quem é a pessoa que você admira?", é preciso que o aluno justifique sua resposta, dando motivos, argumentos e exemplificando para que a resposta tenha fundamento.

Já as perguntas de três à seis são baseadas em áudio. "Seja referente a um texto lido anteriormente ou não, as perguntas são baseadas em conteúdo entregue por áudio, e o avaliador espera que o candidato possa resumir os pontos principais do exercício de escuta, para formular as respostas corretas", conta. 

Ela complementa, dizendo que, apesar de não haver muita produção de conteúdo nessas questões da prova, é preciso prestar muita atenção, para selecionar o conteúdo adequado nas respostas.

Fernanda finaliza dizendo que para se dar bem no speaking do TOEFL IBT é necessário que o candidato conheça bem as questões, as estratégias, e que ele possa selecionar bem o conteúdo que foi exposto.

Saiba mais no vídeo: www.fernandafrattarola.com.br/o-que-os-avaliadores-esperam-na-speaking-section-do-toefl-ibt/#comments

Fonte : Fernanda Frattarola