Lançada a calculadora da Pegada Ecológica brasileira


Na quinta-feira, 13 de agosto, recebemos uma notícia preocupante: a humanidade esgotou os recursos naturais disponíveis no planeta para um ano inteiro. O Dia da Sobrecarga da Terra ou Overshoot Day, como é conhecido em inglês, trouxe à tona a reflexão sobre como o estilo de vida atual da humanidade tem grave impacto sobre o planeta.

De acordo com dados da Global Footprint Network (GFN), se continuarmos consumindo como hoje, em 2050, serão necessários quase três planetas para sustentar a população mundial. Não é preciso dizer que a conta não fecha. Por este motivo, é preciso promover a conscientização ambiental da sociedade para que os hábitos de consumo sejam revistos.

Para isso, GFN utiliza a calculadora da Pegada Ecológica global que, por meio de perguntas sobre hábitos de consumo, mede o impacto de um cidadão sobre o planeta. Mas, hoje, o Programa Água Brasil, junto com o WWF-Brasil e a GFN, lança uma novidade: a calculadora da Pegada Ecológica brasileira, que vai apresentar um cálculo que considera hábitos de consumo específicos do país, inexistentes na outra calculadora.

“Para conseguirmos realizar ações mais efetivas de mitigação da pegada ecológica no Brasil, entendemos que era preciso levantar informações mais voltadas à realidade da população brasileira. Agora, conseguimos fazer um levantamento mais realista e identificar onde está o maior impacto do país”, explica Cristiano Cegana, coordenador do Programa Água Brasil.

A calculadora é dividida em cinco categorias: alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. Ao responder ao questionário de perguntas, a ferramenta traz seus resultados com gráficos comparativos com a média da pegada global e brasileira e divididos por cada um dos segmentos, para que a pessoa possa entender em qual deles seu impacto é maior. Ao final, a calculadora ainda faz uma avaliação dos hábitos de consumo e dá dicas sobre como mitigar este impacto.

“Se todos fizerem a sua parte e começarem a rever a forma que consomem, priorizando produtos e empresas locais e mais sustentáveis, pode ser possível sairmos do vermelho com o planeta. É preciso começar a consumir de forma mais responsável”, avalia Cristiano.

A calculadora da Pegada Ecológica brasileira já está disponível para acesso pelo site www.pegadaecologica.eco.br .


Pegada Ecológica:


A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais, com a capacidade regenerativa do planeta. A Pegada Ecológica de uma pessoa, cidade, país ou região corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos.

Ela mede a quantidade de recursos naturais biológicos renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros) que estamos utilizando para manter o nosso estilo de vida. 


O cálculo é feito somando as áreas necessárias para fornecer os recursos renováveis utilizados e para a absorção de resíduos. É utilizada uma unidade de medida, o hectare global (gha), que é a média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

O WWF-Brasil atua com a Pegada Ecológica, buscando mobilizar e incentivar as pessoas a repensar hábitos de consumo e a adotar práticas mais sustentáveis. Além de utilizá-la como uma ferramenta de mobilização e de conscientização.



Fonte: Orleans Costa