Opções por terra, ar e mar agitam o verão no Alentejo


Não é à toa que as férias de verão são as maiores do ano: é a estação mais gostosa! E, se você tem sorte, pode fugir do inverno brasileiro e curtir os dias ensolarados do hemisfério norte, entre junho e setembro. Nessa época, a região do Alentejo, em Portugal, tem atrações que irão encantar a todos os públicos, das famílias ou casais aos grupos de amigos. Ao pensar em verão, é claro, já vemos o sol brilhando sobre o mar e ondas quebrando na areia fina sob os nossos pés. O litoral do Alentejo tem inúmeras praias lindas de dois tipos diferentes: ao norte de Sines são 47 quilômetros de areal ininterrupto, onde banhos de mar e sol e caminhadas sem destino pela areia são irresistíveis.


Ao sul, as praias se tornam mais calmas e secretas, delimitadas por falésias e rochas. Aí, as marés determinam as atividades, que vão do mergulho à pesca em águas límpidas. Nos 165 quilômetros de costa, restaurantes e bares juntos às praias servem pratos deliciosos feitos de peixes recém-pescados.


No Estuário do Sado, é possível participar do fascinante espetáculo que é a observação de golfinhos. Já na Península de Tróia, as praias são muito procuradas pelos praticantes de windsurfe. Daí ao Cabo de Sines, as águas esperam os surfistas e praticantes de bodyboarding. O Alentejo conta até com uma praia naturista para os visitantes mais ousados: a Praia dos Alteirinhos.


Fora do litoral, lagos como Montargil, Maranhão, Caia, Odivelas, Vale de Gaio, Santa Clara-a-Velha ou o Alqueva, maior lago artificial da Europa, são ideais para a prática de modalidades como a vela, canoagem, remo, natação, esqui aquático, windsurfe, jet-ski, caiaque, pesca ou simplesmente para desfrutar de um dia num barco.




 Ao ar livre, pode-se fazer caminhadas por algum dos vários parques, andar de bicicleta ou a cavalo e fazer passeios únicos como voar de balão ou parapente ou até saltar de paraquedas. Em parques naturais junto aos rios ou na planície, há muitos áreas para acampar e desfrutar da rica natureza local.

As noites de verão alentejanas, claras e frescas, contam com bares de praia, festivais de música, festas tradicionais, raves em castelos medievais e muitas outras opções. Quem gosta de dançar até altas horas não se decepciona!

Com os pés na terra, curtindo a água ou voando pelos ares, cada um gosta de passar o verão do seu jeito - seja descansando em um spa, tomando sol numa espreguiçadeira, experimentando atividades novas ou praticando esportes. 

No Alentejo, é possível curtir as temperaturas agradáveis de muitas formas diferentes, mas uma coisa é certa: todas serão inesquecíveis.



Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 



Fonte: Natasha Sá Osório