Aproveite o outono no Alentejo para praticar esportes


O outono chegou ao Velho Continente, amenizando as temperaturas e trazendo inúmeras possibilidades aos turistas. Nesta época, o Alentejo, em Portugal, se enche de novas cores, deixando as paisagens, que já são marcantes e inesquecíveis, ainda mais bonitas.

É um período perfeito para praticar esportes, e a oferta é extensa. Para desfrutar do melhor da natureza, a dica é conhecer os muitos percursos para pedestres da maior região portuguesa. São centenas de quilômetros que se dividem em diversos itinerários diferentes, passando por lugares históricos, pelo litoral ou campo.



Uma das opções é a Rota Vicentina, com 110 quilômetros de costa selvagem e cerca de 75 mil hectares de área protegida no sudoeste de Portugal. No total, há 400 quilômetros de paisagens suntuosas, com fauna e flora abundante, além de praias intocadas.




Por esses caminhos, há muitas coisas para fazer. Canoagem, surfe, mergulho e outras atividades náuticas, passeios a cavalo, trekking com burros, mountain biking, escalada, massagens, tratamentos para o bem-estar e passeios temáticos são algumas das opções da Rota Vicentina.


Já no interior, onze percursos pedestres foram mapeados na área do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, passando pelos principais pontos de interesse desse cenário ribeirinho. O Guia TransAlentejo, que pode ser consultado através do site oficial do turismo da região (visitalentejo.pt/transalentejo), mostra todos esses caminhos devidamente estudados, mapeados e sinalizados para facilitar o trajeto.


Se caminhar não é bem a sua praia, também há muitos caminhos a desbravar sobre duas rotas. Os passeios de bicicleta estão cada vez mais populares e há várias empresas que unem grupos para fazê-los, passando pelos lugares mais icônicos do Alentejo e fazendo atividades inesquecíveis, como piqueniques gourmets. Algumas das companhias que oferecem esse serviço são a Live Love Ride, a Bike Tour Portugal - Luxury on Two Wheels, a Turaventur e a Longaventura.

Para quem prefere esportes mais tranquilos, o Alentejo tem diversos campos de golfe espalhados por seu território. Em Troia, por exemplo, o Troia Resort tem um campo com vistas para o mar de 18 buracos e com 6.317 metros de comprimento, que termina no encontro com a praia.


O outono também é a estação das vindimas e da pisa de uva, de participar das colheitas das frutas nativas e conhecer o processo de produção de novos vinhos e azeites. 
Neste caso, hospedar-se em uma das Herdades, as antigas casas senhoriais da região, é a pedida para desfrutar do verdadeiro turismo rural, onde o tempo e o prazer de viver se mesclam proporcionando momentos de plena harmonia. 



Sobre o Alentejo:
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 


Fonte: Natasha Sá Osório