Dicas de como se livrar do ataque de pernilongos





Dezembro já está logo aí, quando começa o verão. Junto com o calor típico da estação vem também o ataque incômodo de pernilongos. A irritante presença deles nessa época do ano se deve justamente porque a temperatura ambiente ideal para o seu organismo é em torno de 26ºC a 28ºC. 

“Abaixo de 18ºC eles hibernam. Mas, se for quente demais, passando dos 40ºC, eles não suportam e morrem”, explica o presidente do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS), Eliézer José Marques.

O biólogo conta também que a espécie mais comum de pernilongos, especialmente em regiões tropicais como o Brasil, é a Culex quinquefasciatus. Para o ecossistema, os pernilongos servem apenas de alimento para alguns animais, como as aranhas e as lagartixas, por exemplo. E uma outra curiosidade a respeito desses insetos é a de que somente as fêmeas picam. “Elas fazem isso porque precisam do nosso sangue para a reprodução”, completa o presidente do CRBio-01.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas, mosqueteiros, inseticidas ou repelentes industrializados. 

“Uma alternativa mais natural é a citronela, uma planta aromática que bloqueia a sensibilidade olfativa do pernilongo, ou seja, que age também como repelente, e que pode ser utilizada de diferentes maneiras”, diz o biólogo.

Outra maneira de evitar o surgimento dos pernilongos é tomar alguns cuidados como, por exemplo, não deixar água parada em casa. 

“Cuidado que vale especialmente para combater também a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, alerta o presidente do CRBio-01.

Abaixo, o biólogo ensina 3 diferentes maneiras de como aproveitar a citronela no combate aos pernilongos:

- picote algumas folhas de citronela com a ajuda de uma tesoura, divida os pedaços em pequenos recipientes e depois distribua-os pela casa;

- amasse uma folha de citronela e a esfregue pelos braços, pernas e tronco;

- queime algumas folhas de citronela utilizando incensários domésticos ou pires.


Fonte: Eliézer José Marques.