Destinos que valem a visita no Natal






Quem não escolheu um destino para viajar com a família no Natal ainda dá tempo. De olho no potencial turístico das festas, muitas cidades estão preparando uma programação que inclui shows, decoração temática, desfiles e feira natalina. 
Dados do Ministério do Turismo mostram que entre os brasileiros que pretendem viajar nessas férias, 84% o fará dentro do Brasil, 6,5 pontos percentuais acima do registrado em igual período do ano passado. 
O fluxo de visitantes ajuda a movimentar a economia destes municípios além de gerar emprego e renda extra. Para ajudar na escolha do destino, o Ministério do Turismo pesquisou a programação de algumas cidades para curtir o Natal de 2015, dos mais tradicionais a alguns pouco conhecidos:


- Gramado (RS):
Um dos destinos mais movimentados nesta época do ano, o pequeno município gaúcho recebe, segundo os organizadores do Natal Luz, cerca de 2 milhões de turistas por ano motivados pelas atrações de natal. 


A programação de espetáculos é intensa durante todo o mês de dezembro e inclui apresentações como shows de mágica, musicais, teatro e desfile. A lista das atrações programados para o Natal Luz pode ser acessada no site oficial do evento.

- Guararema (SP):
A cidade do interior paulista prepara para 30 de novembro a cerimônia “Acender as Luzes”. O evento terá show de rock gratuito e decoração com cerca de cinco milhões de garrafas PET. O material foi retirado do lixo pela comunidade local. A cidade se mantém decorada até o dia 5 de janeiro. Segundo a prefeitura, são esperados 500 mil visitantes durante o período das festas de fim de ano. 


A novidade para este ano é a decoração da passarela Cassemiro Lemes da Silva, sobre o Rio Paraíba do Sul, que liga o Centro ao bairro Itaoca, um dos cartões postais da cidade. Outros nove pontos turísticos de Guararema, como prédios públicos e algumas ruas da área central, também contarão com a decoração temática.

- Curitiba:
A programação de Natal de Curitiba começou nesta segunda-feira (23) com a Feira Especial de Natal que acontece nas praças Osório e Santos Andrade, na região central da cidade. A Feira é uma grande oportunidade para curitibanos e visitantes adquirirem seus brinquedos, produtos artesanais e decoração, todos relacionados à festa de Natal. 

A programação inclui mais de 40 eventos confirmados entre apresentações teatrais, presépios e shows. Entre os destaques está a Caminhatta de Natal, na Rua XV de Novembro e o Coral de Crianças do Palácio Avenida. A novidade para este ano é o Concerto Natalino que acontecerá de 19 a 22 de dezembro, na Ópera de Arame

- Natal:
A cidade que nasceu no dia do Natal está em festa. No próximo dia 25 de dezembro a capital do Rio Grande do Norte vai comemorar 416 anos de fundação. As festividades começaram já este mês. São festivais de música, literatura, audiovisual, dança, teatro, artes plásticas, a gastronomia e o melhor do artesanato regional.

A cidade cheia de luzes e cores ainda recebe a iluminação especial de uma árvore gigante com mais de 100 metros de altura, no bairro de Mirassol, vista de todos os cantos da capital. Além dos festejos populares em torno da fonte luminosa ao pé da árvore de Natal.


A programação do Natal em Natal continua com o Carnatal (carnaval fora de época) no 1º final de semana de dezembro. Shows populares entre os dias 17 e 20 de dezembro, na Zona Norte da cidade e de 25 até 28 de dezembro, na Arena das Dunas, atraem multidões de turistas e a população local.
A programação continua com o Natal e Reveillon e só termina com o encerramento do ciclo natalino no dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, padroeiros do bairro onde se encontra a fortaleza de mesmo nome que deu origem a cidade.

- São Paulo:
A prefeitura da maior cidade do país preparou, por meio da São Paulo Turismo, o Natal Iluminado, que enfeita vários pontos da capital. Dia 28 de novembro serão inauguradas a Árvore de Natal do Ibirapuera e as Caravanas Iluminadas. A árvore gigante terá 35 metros de altura por 15 metros de diâmetro e uma estrela de quatro metros no topo. 


Já as Caravanas Iluminadas serão compostas por seis carretas que circularão por diferentes pontos e regiões da cidade, com destino final sempre na Árvore do Ibirapuera. Cada um dos veículos terá diferentes atrações, como Papai Noel e as renas, sistema de som e iluminação.

Fonte: MTur / Gustavo Henrique Braga