sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Gênero musical colombiano Vallenato é reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco


O ritmo, que surgiu a partir da fusão das expressões culturais do norte da Colômbia, é uma mistura das tradicionais canções dos vaqueiros da região de Magdalena Grande, com os cantos dos antigos escravos africanos. 

Além disso, também possui influência das danças seculares dos povos indígenas da cadeia montanhosa de Serra Nevada de Santa Marta.

O gênero foi reconhecido pela Unesco e incluído na lista do "Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Proteção Urgente". 

O objetivo é chamar a atenção para a importância do diálogo que o Vallenato promove entre as gerações e propagar o respeito pela música nacional, construída a partir da realidade e da vida cotidiana do povo colombiano. 

É uma maneira de "se posicionar contra às ameaças que atingem o Vallenato tradicional", afirmou Alberto Escovar, diretor do Ministério do Patrimônio Cultural.

Em comunicado, a Unesco define o Vallenato como uma expressão que "mistura elementos da poesia espanhola aos instrumentos musicais de origem europeia. Nostálgicas, alegres, sarcásticas e bem-humoradas, as letras do Vallenato mostram o mundo por meio de histórias nas quais o realismo e a imaginação são combinados". 

Os instrumentos tradicionais do ritmo são la caja (um pequeno tambor tocado com as mãos), a guacharaca (pedaço de madeira com entalhes, tocado com uma espécie de pente) e o acordeão.

A Unesco ainda faz um apelo para que haja mais interpretações do gênero em festivais, a fim de reforçar a criação de uma identidade unificada na região. 

No entanto, para a entidade, como há cada vez menos espaço para o Vallenato, "corre-se o perigo de que desapareça um meio importante de transmissão de conhecimento e práticas musicais entre gerações". 

- Outros bens da Colômbia que fazem parte da lista da Unesco são:

· Festival de São Francisco de Assis

· O conhecimento tradicional dos xamãs jaguares de Yuruparí

· Sistema normativo Wayúu, aplicada po Pütchipü'üi

· Marimba e cantos tracicionais da região do Pacífico Sul

· Carnaval de Brancos e Negros em Pasto

· Procissões da Semana Santa em Popayan

· Carnaval de Barranquilla

· Espaço Cultural de San Basilio de Palanque


Fonte: Victor Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário