Antes de se aventurar, aprenda algumas regras básicas de respeito à natureza



O Dia Mundial do Turismo Ecológico é comemorado no dia 1º de março. Diferentemente do turismo convencional, o turismo ecológico (ou ecoturismo) promove a prática de atividades esportivas e educacionais em áreas naturais, mas de maneira sustentável, preocupando-se com a preservação do meio ambiente explorado, sem causar qualquer impacto negativo à sua biodiversidade. 


Mas, para evitar qualquer ameaça à preservação da flora e da fauna nas áreas destinadas ao ecoturismo, as empresas que promovem esses passeios e os turistas que se aventuram mata a dentro devem seguir rigorosamente algumas regras.

Abaixo, o CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS) destaca algumas regras básicas que devem ser respeitadas durante esses passeios:

- respeite a trilha a ser seguida durante todo o trajeto, evitando prejuízos ao desenvolvimento da flora;

- nada de arrancar qualquer tipo de planta ou extrair qualquer outro tipo de elemento da natureza (pedras ou conchas, por exemplo) durante o passeio;

- os locais devem ser explorados em horário padrão, evitando visitas constantes a qualquer momento do dia, o que pode causar estresse nos animais e prejudicar sua sobrevivência;

- não dê qualquer tipo de alimento aos animais, pois isso pode provocar sérios problemas de saúde aos bichos;

- desligue o flash da máquina para fotografar os animais e não tente agarrar nenhum deles para fazer selfies;

- e, obviamente, nada de descartar lixo na natureza.


Fonte:Marco Berringer